Vinculação no novo projeto social do governo exige inscrição no Cadastro Único. A consolidação do Auxílio Brasil está cada vez mais próxima e com isso a população deve ficar atenta as formas de candidatura. Para ter acesso a mensalidade de R$ 400 é preciso se cadastrar na base de dados sociais do Ministério da Cidadania.
Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro informou que deverá implementar o Auxílio Brasil. O programa está previsto para funcionar a partir de novembro e dezembro, o que significa que a triagem de seus segurados acontecerá ao longo das próximas semanas através do Cadastro Único.
Não estou no CadÚnico, o que fazer?
A primeira coisa que o cidadão deve fazer é se certificar se tem direito de se vincular na plataforma. Pelas normas do governo, ela está disponível para os seguintes grupos:
- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 550, em 2021) por pessoa;
- Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
- Família com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
Se enquadrando nos requisitos acima, basta ir até um centro de assistência social da sua cidade e exibir a documentação necessária. No entanto, é válido ressaltar que o representante da família precisa ter ao menos 16 anos e exibir o CPF ou título de eleitor.
Além disso, é preciso entregar um dos seguintes documentos de todas as pessoas da família:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- CPF;
- Carteira de identidade (RG);
- Certidão administrativa de nascimento do indígena (RANI);
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor
Uma vez em que fez a solicitação, basta aguardar a análise e aprovação do governo.
Como saber se meu cadastro foi aprovado?
É possível fazer consultas pela internet e telefone para acompanhar o andamento da solicitação, ela pode ser realizada nos seguintes canais de comunicação:
Pelo site
- Acesse o site Meu CadÚnico
- Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora. Clique em “Emitir”.
Pelo aplicativo
- Baixe o aplicativo na loja do seu sistema operacional (Android ou iOS)
- Abra o aplicativo e clique em entrar
- Preencha o mesmo formulário do site: nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.
Pelo telefone
- Ligue para 0800 707 2003
- Selecione a opção 5
- A ligação é gratuita, e o horário de atendimento é das 7h às 19h de segunda a sexta e 10h às 16h nos finais de semana e feriados.