TORITAMA, PE — O trabalhador incapacitado de trabalhar precisa passar pela perícia médica do INSS para ter direito ao benefício previdenciário. Nesse caso, além de comparecer para a avaliação física também é necessário apresentar alguns documentos.

Com a aprovação da perícia médica, os segurados do INSS têm o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) liberado. Porém, há algumas situações em que leva o pedido a ser negado pelo instituto.
O INSS envia uma carta informando sobre o resultado do pedido. Dessa maneira, o segurado saberá a causa que levou ao indeferimento. Veja abaixo os motivos que fazem um pedido de benefício ser negado:
- Informações incorretas: quando o laudo médico informa uma doença e o que é apresentado traz outras informações;
 - Ausência de atestado médico: quando não é entregue um atestado médico comprovando a incapacidade;
 - Não cumpriu o período de carência: para receber a maioria dos benefícios por incapacidade, é necessário ter contribuído ao INSS por pelo menos 12 meses.
 
Sabendo a causa, o segurado deve entrar com pedido de reconsideração ou iniciar um recurso administrativo. Essas são duas maneiras de contestar a negativa do INSS, após a perícia médica.
Benefícios que exigem a perícia médica do INSS
- Auxílio-acidente;
 - Auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária);
 - Benefício de Prestação Continuada – BPC;
 - Aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente);
 - Pessoas com deficiência ou doença grave que pretendem receber Pensão por Morte.
 
Documentos para apresentar na perícia médica
- Documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF;
 - Comprovante de residência;
 - Atestado médico que conste a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e tenha assinatura, carimbo e endereço do profissional;
 - Carteiras de Trabalho e/ou Carnês de Recolhimento;
 - ASO emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do trabalhador;
 - Carta elaborada pela empresa em se declare o último dia de trabalho;
 - Exames de sangue e de imagem que comprovem a doença ou lesão;
 - Todas as receitas que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.
 
Agendamento de perícia médica
- Acesse o site Meu INSS;
 - Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
 - Escolha o benefício;
 - Confira os dados de contatos;
 - Escolha a agência do INSS.
 
Pedido de reconsideração
Para fazer esse pedido, você tem um prazo de até 30 dias após a perícia médica que foi negada. O agendamento pode ser feito através do Meu INSS ou na Central de Atendimento pelo telefone 135.
Como entrar com o recurso administrativo no INSS?
- Acesse o site do Meu INSS;
 - Faça o login;
 - Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
 - Depois em “Novo Requerimento”;
 - Selecione “Recurso de Benefício por Incapacidade”;
 - Preencha o formulário online.
 




