Se você quer começar a investir, há a possibilidade de realizar investimentos que são isentos do Imposto de Renda (IR). Saiba aqui quais as opções e a melhor forma de fazer seu dinheiro render.
Debênture incentivadas
Os investimentos são lançados por empresas que desejam realizar obras, assim como os serviços de infraestrutura no país, como nos aeroportos e estradas. Por conta disso, o governo federal optou por isentar o investimento de cobrando do IR.
Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
A modalidade de investimento em renda fixa é composta por créditos dentro do mercado imobiliário.
Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
Esse investimento é de créditos dentro do mercado da agricultura.
Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)
Os investimentos lastreados em imóveis e emitidos por companhias securitizadoras.
Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
Os investimentos são da mesma família da CRI e assim como eles, a aplicação é lastreada em recebíveis originados de negócios entre os produtores rurais e cooperativas, ou seja, de agronegócio.
Ações
Ao comprar uma ação, o investidor está comprando uma pequena parte de uma empresa grande, por exemplo, Coca-Cola.
O retorno financeiro para o investidor vai depender do desempenho operacional da companhia. Caso ela tenha uma performance, os papéis tendem a valorizar.
Fundo de Investimento Imobiliário (FII)
O Fundo é um instrumento mais eficiente para qualquer investidor que planeja ter acesso a negócios de base imobiliária de uma forma fácil, rápida e com pouco capital para investimento inicial.
Em boa parte dos casos o investimento é melhor do que realizar a compra de imóvel, essa é uma alternativa para aqueles que não possuem muito dinheiro disponível para realizar o investimento.
Como investir?
Há alguns investimentos que são destinados para o perfil deste investidores e as corretoras podem ajudá-los a encontrar aquele que atende às suas necessidades.
Primeiro é preciso definir qual instrumento financeiro deseja negociar e logo depois fazer uma busca pelo corretor para seu perfil. Antes de começar a investir é preciso definir alguns pontos e tê-los bem claros.
Objetivos e horizonte de tempo
Defina a sua meta ao investir e quanto tempo você possui para investir antes de alcançar essa meta. Caso seu tempo seja curto, investir pode não ser uma boa opção para você.
Tolerância e diversificação
Os investimentos possuem nível de risco e o mercado é muito volátil, ou seja, tem subidas e quedas ao longo do tempo.
Avalie o quanto é confortável para você lidar com o risco ou com a volatilidade.
Determine o tempo para investir
Estipule quanto tempo você deseja ter o dinheiro de volta, esses prazos variam de acordo com os objetivos e afeta o tipo de risco que é preciso assumir.
Elabore um plano de investimento
Após definir suas necessidades e os objetivos, determinado os riscos que pode assumir é preciso fazer um plano de investimento.
O planejamento vai ajudar a identificar os tipos de produtos que são adequados para o perfil de cada investidor. Uma boa opção é começar pelos investimentos de baixo risco.