Nova plataforma financeira do país amplia o número de brasileiros vinculados a instituições bancárias. Para pagar o auxílio emergencial, o governo federal, em parceria com a Caixa Econômica, criou uma espécie de poupança digital. Chamada de Caixa Tem, a ferramenta já conta com mais de 30 milhões de brasileiros bancarizados.
Recentemente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) liberou um estudo onde revela que o número de bancarizados cresceu em cerca de 11% nos últimos meses.
De acordo com os dados analisados, de janeiro a julho de 2021 novos 38 milhões de brasileiros abriram uma conta em um banco, especificamente no Caixa Tem.
Brasileiros vinculados as instituições bancárias
Até outubro de 2019, quando não existia a pandemia do novo coronavírus, havia uma média de 7,5 milhões de brasileiros que não utilizavam suas contas bancárias. No entanto, com o contexto pandêmico, o número de movimentações, principalmente no digital, passou a crescer consideravelmente.
Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, ressalta a importância de um banco como a Caixa oferecer possibilidades mais práticas como o Caixa Tem. De acordo com ele, é preciso garantir que os usuários mantenham seus fluxos de movimentação, minimizando assim os impactos de crise.
“As pessoas confundem bancarização com ter um lugar para fazer saque ou depósito. Bancarização tem que ser colocar à disposição das pessoas uma gama de serviços financeiros que possam fazer diferença na vida delas”, afirmou Meirelles.
É válido ressaltar que o Caixa Tem se consolidou e popularizou a partir da criação do auxílio emergencial. Quando lançado, tinha como finalidade apenas garantir o pagamento do abono.
Atualmente, ele serve como plataforma de recebimento de demais benefícios como o seguro desemprego, bolsa família, FGTS, entre outros.
Quais os serviços disponíveis no Caixa Tem?
Além de receber os pagamentos, agora os usuários da poupança conseguem também realizar os seguintes serviços:
- Saldo;
- Extrato;
- Saques;
- Cartão virtual;
- Pagamentos no app e nas casas lotéricas;
- Pagamentos em maquininhas;
- Recarga de celular;
- Transferências;
- Contratação de seguro.
Passo a passo para entrar no Caixa Tem
- Instale o aplicativo em seu celular. Ele está disponível, de maneira totalmente gratuita, para dispositivos móveis com sistemas Android e iOS;
- Abra o Caixa Tem e clique em entrar;
- Em seguida, toque em “cadastre-se”;
- Informe os seus dados pessoais, como dígitos do CPF, nome completo, número do telefone celular, data de nascimento, CEP e endereço de e-mail;
- Feito isso, será necessário criar uma senha numérica de, no mínimo, seis dígitos. Não pode ser igual ao seu CPF e nem ter repetições em sequência, como “123456”. O sistema também não permite que você use a sua data de nascimento como senha;
- Depois de escolher sua senha e informá-la nos campos dispostos no app, toque em “não sou um robô”;
- Em seguida, vá até a sua caixa de e-mail e procure por uma mensagem com o título “Login Caixa” e, após encontrá-la, clique no link para validar seu cadastro. Não encontrou o e-mail? Não se esqueça de conferir a sua caixa de “spam”;
- Ao clicar no link do e-mail para validar seu cadastro, você terá acesso à tela de menu do Caixa Tem;
- Para usar os recursos, volte ao aplicativo e toque na opção “liberar acesso”;
- Quando um chat automático aparecer na tela de seu celular, vá na opção “toque aqui para realizar seu primeiro acesso”;
- Feito isso, o próximo passo será o de validar o seu celular. A Caixa pede que o usuário faça isso para evitar fraudes nos cadastros, possibilitando o acesso apenas para você e mais ninguém;
- Na próxima tela que aparecer, toque em “continuar”;
- Em seguida, toque em “receber código”;
- Um código será encaminhado por SMS. Informe-o no campo solicitado do app;
- Depois disso, você vai dar um nome para o seu celular. Pode ser qualquer um;
- Escolheu o nome? Pronto! Seu celular está devidamente validado e você já poderá acessar todas as funcionalidades do Caixa Tem.