Os consumidores que estão cadastrados no Programa Nota Fiscal Paulista podem usar os seus créditos para abater o IPVA de 2022 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O mês de outubro é o único que os consumidores podem utilizar seus créditos para abater no IPVA 2022. O pedido pode ser feito até o dia 31 de outubro no site da Nota Fiscal Paulista.
No ano passado, cerca de 20.846 consumidores solicitaram o abatimento do IPVA deste ano, isso totalizam cerca de R$1,4 milhões, de acordo, com a Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Como fazer?
Para isso, é preciso selecionar a opção no site da Nota Fiscal Paulista (https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp) até a data limite de 31 de outubro.
Primeiro, é necessário fazer o cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista e solicitar essa opção.
O que é necessário?
Para realizar o veículo deve estar no nome do usuário cadastrado no programa para que a opção seja válida.
O consumidor pode escolher qual valor, integral ou parcial, deseja enviar para o abatimento. Caso envie mais do que é necessário para a quitação, o dinheiro será restituído na conta corrente da Nota Fiscal Paulista.
Passo a passo para utilizar os créditos no IPVA 2022
- Vá até o site da Nota Fiscal Paulista, entre com seu CPF e a senha cadastrada
- Clique em “Não sou robô” e vá em “Acessar”
- Aparecerá uma tela com as informações sobre a opção de usar os créditos para abatimento do IPVA. Vá em”Continuar”
- Na barra em vermelho, acesse o menu “Conta corrente” e, em seguida, clique em “Utilizar Créditos”
- Selecione a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”
- Informe o número do Renavam e clique na palavra “verificar”
- Se a numeração estiver correta, o sistema habilitará o botão “Confirmar” e o campo para o proprietário do veículo informar o valor que vai usar (ao lado, aparecerá quanto você tem de créditos atualmente)
- Após clicar em “Confirmar”, o sistema mostrará uma ficha com o nome do proprietário e todos os detalhes do carro (placa, Renavam, marca/modelo, ano de fabricação, combustível), além do valor do crédito utilizado
- Clique em “Confirmar” ou “Corrigir Dados”
Nota Fiscal
A Nota Fiscal Paulista foi criada em outubro de 2007 e integra o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do governo do Estado de São Paulo e reduz a carga tributária individual dos cidadãos, que recebem créditos ao efetuar compras de mercadorias em São Paulo.
Esse sistema distribui até 30% do ICMS que são efetivamente recolhido pelos estabelecimentos comerciais aos consumidores que solicitam o documento fiscal e informam CPF ou CNPJ, proporcional ao valor da nota fiscal.