- O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com uma fila de espera de mais de 1,8 milhão de processos em análise;
- Desses casos, 25% estão parados por falta de algum documento;
- Cerca de 700 mil segurados aguardam resposta para o pedido do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com uma fila de espera de mais de 1,8 milhão de processos em análise. Desses casos, 25% estão parados por falta de algum documento.
Cerca de 700 mil segurados aguardam resposta para o pedido do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esse trata-se de um benefício no valor de um salário mínimo pago aos idosos com 65 anos ou mais e portadores de deficiência de baixa renda.
De acordo com o órgão, cerca 25% dos pedidos que estão na fila precisam de documentos que devem ser entregues pelos segurados. O governo comunicou que está em parceria com cartórios para reduzir o tempo de espera na liberação dos documentos.
O INSS reforça que suas agências permaneceram fechadas por mais de seis meses. Além disso, levou um tempo para reabrir por causa dos protocolos sanitários e do número de peritos e assistentes sociais em grupo de risco.
São quase 2 milhões de benefícios a serem analisados, segundo o INSS. O Ministério Público Federal em acordo com o instituto prorrogou os prazos de 45 dias de análise para até 90 dias, de acordo com sua complexidade.
No entanto, o segurado do INSS, que está na fila de análise, poderá providenciar documentos extras ou entrar na Justiça enquanto aguarda o processo. Além disso, o segurado pode ligar no 135 para saber sobre os documentos necessários para evitar que o processo fique parado.
Por conta da demora, os segurados estão recorrendo à Justiça. O objetivo é acelerar a liberação do benefício previdenciário. Até mesmo, através de mandados de segurança, ação que obriga o INSS a dar resposta no prazo estipulado pelo juiz.
Ao receber a carta, que pede o cumprimento de exigências é necessário, entregar o quanto antes o que foi solicitado. Desse modo o processo vai prosseguir e ser analisado. Depois de meses de espera, aquele que tiver o direito concedido receberá os valores retroativos na conta.
Os valores retroativos serão pagos de forma automática, de uma única vez, junto com a primeira parcela do benefício. O valor é calculado a partir da data do pedido feito junto ao INSS, com correção da inflação medida pelo INPC.
O que fazer para acelerar o processo do INSS?
Resumir o pedido
Por causa das inúmeras solicitações, o segurado do INSS poderá realizar o resumo detalhado daquilo que pretende. Apontando o tempo de serviço, os períodos a serem comprovados, os valores das contribuições e detalhes sobre doença ou deficiência, se for o caso.
Documentação completa e ordenada
Os documentos precisam ser entregues em ordem cronológica. Isso, principalmente, quando se trata de tempo de serviço especial. A ordem é apresentar carteira de trabalho, carnês de contribuição, Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) entre outros.
Conhecer os recursos
Há muitos recursos para ajudar na decisão previdenciária. Quando a aposentadoria é negada existem ferramentas à disposição do segurado para ter uma resposta rápida ou para entrar com um processo na Justiça.
Meu INSS
O aplicativo e site Meu INSS, possui 90 serviços dos 96 que podem ser realizados em casa. O segurado pode acessar as informações sobre a sua vida de trabalho, basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).
O trabalhador também pode baixar o Calendário de Pagamentos. Nesse são indicadas as datas em que o INSS realiza o pagamento dos benefícios. As informações podem ser baixadas em PDF para facilitar a visualização e para usar sempre que necessário.
Serviços disponíveis no aplicativo Meu INSS
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte;
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano;
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário);
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado;
- Acesso ao extrato de imposto de renda;
- Acesso à carta de concessão do benefício;
- Agendamento e resultado de perícia médica;
- Consulta à revisão do benefício;
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade;
- Pedido de cessação de benefício por óbito;
- Cadastro ou renovação de representante legal;
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado;
- Cadastro de pensão alimentícia;
- Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS;
- Atualização de dados cadastrais.