- Comprovante da vacina pode ser emitido pelo e-Saúde e Conecte SUS;
- Passaporte da vacina é solicitado para entrada em outros países;
- Capitais brasileiras vão exigir passaporte da vacina para entrada em estabelecimentos de uso coletivo;
O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 é notório, evidenciando a importância da vacina para a saúde. Trata-se de uma atitude de segurança à saúde pública, o que motivou a criação das plataformas Conecte SUS e e-Saúde.
Ambas as plataformas foram criadas com o objetivo de fazer um apanhado sobre a vacinação contra a Covid-19 e organizar os dados individualmente em nome de cada cidadão já vacinado. Estes sistemas atuam, sobretudo, na emissão do comprovante de vacinação que já tem um papel importante.
A princípio, o comprovante de vacinação começou a ser exigido para permitir a entrada de turistas em outros países. Já no Brasil, o documento começou a ser solicitado para a entrada em estabelecimentos de uso coletivo, como um incentivo à vacinação, evitando, consequentemente, a proliferação do vírus.
Para facilitar a aquisição deste comprovante de vacinação, duas plataformas gratuitas foram criadas e podem ser utilizadas por qualquer cidadão brasileiro. Observe!
e-Saúde
O e-Saúde é uma plataforma de saúde criada pela Prefeitura de São Paulo (SP) através do programa Avança Saúde – BID. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), com o objetivo de implementar a telemedicina mediante o prontuário eletrônico, bem como dados clínicos no formato digital.
O aplicativo e-Saúde SP reúne todo o histórico do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS) ocorrido na capital paulista. A novidade é que a plataforma foi atualizada para abordar pautas direcionadas à campanha de vacinação contra a Covid-19 em SP.
Os dados sobre a imunização podem ser obtidos pelo menu Vacina Sampa, no qual o usuário consegue verificar os grupos prioritários de cada etapa do esquema vacinal, conferir a lista de endereço dos postos de vacinação, entre outros assuntos.
Para utilizar o e-Saúde SP basta:
- Acessa o site (https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login) ou baixe o aplicativo em seu smartphone;
- Se cadastrar;
- Ver em qual grupo de vacinação você está;
- Saber quando será a sua vez de ser imunizado e os locais de aplicação;
- Receber atualizações sobre o tema;
- Tirar todas as suas dúvidas.
Na plataforma o cidadão paulista também pode acessar a opção “@covid”, pela qual a administração municipal identifica e acolhe pacientes com suspeitas de Covid-19 ou com dúvidas sobre a doença.
O procedimento funciona da seguinte maneira, o paciente informa os sintomas que tem sentido através do aplicativo e aguarda pela análise e resposta dos médicos ou enfermeiros, que realizará uma teleconsulta dando todas as orientações necessárias.
Conecte SUS
O Conecte SUS é considerado o passaporte da vacina dos brasileiros. A plataforma permite que o cidadão visualize o Certificado Nacional de Vacinação com dados referentes à Covid-19.
De acordo com o Ministério da Saúde, responsável pela criação da plataforma, “no app o usuário pode inserir todas as informações das vacinas, desde que tenha tomado as duas doses no caso do novo coronavírus”, alegou.
Ao emitir o comprovante de vacinação pelo Conecte SUS, o usuário tem a opção de imprimir o certificado ou salvar uma cópia digital no smartphone, até mesmo na wallet do aparelho celular.
A intenção do Governo Federal ao criar este passaporte da vacina é para que, futuramente, o Conecte SUS seja capaz de reunir todos os dados necessários para auxiliar o viajante a comprovar que foi imunizado contra a Covid-19.
Para adquirir o comprovante de vacinação pelo Conecte SUS basta:
- Acessar o site ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS;
- Forneça os dados pessoas para a criação de uma conta;
- Inicie o acesso oficial informando o CPF e senha cadastrados;
- No menu inicial selecione o assunto desejado: vacinas, exames, medicamentos, validação do QR Code, etc;
O perfil de cada usuário no Conecte SUS também permite a administração de uma série de dados pessoais, como:
- Registros;
- Contratos;
- Transplante de órgão;
- Doação de sangue;
- Notícias, etc;
No geral, o propósito do Conecte SUS é interessante, pois permite que o cidadão reúne em um só lugar, todos os dados relacionados à saúde, evitando o acúmulo de papeis que podem facilmente se perder durante uma viagem.