Após uma década, o abastecimento com gasolina está mais vantajoso do que etanol em Mato Grosso. Há cerca de duas semanas, abastecer com etanol no MT é vale menos a pena. A informação foi divulgada pelo Sindipetróleo nesta quarta-feira (24).
De acordo com o Sindipetróleo, em muitas vezes, o etanol sempre foi mais vantajoso apenas em Mato Grosso — na comparação com outros estados.
Como resultado do aumento do custo em escala do etanol nas usinas e distribuidoras, nas bombas, a vantagem mudou em todo o país. Atualmente, a gasolina passa a ser a mais vantajosa em todos os estados.
A competitividade entre os dois produtos é calculada ao considerar que o poder calorífico do motor a etanol de cana ou de milho é de 70% do poder nos motores à gasolina.
No caso de a proporção alcançar 70%, em média, é considerada indiferente o uso de etanol ou gasolina no tanque.
Contudo, atualmente, a relação de preços alcança o percentual acima de 72%. Por conta disso, o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares, explica que há mais vantagem em abastecer com gasolina. “Notícia incomum para Mato Grosso”, afirma.
O diretor-executivo argumenta que as elevações consideráveis nos combustíveis também afetam o volume de vendas — e aumenta o custo dos postos.
Devido ao “preço de tudo nas alturas”, o consumidor tem a renda prejudicada. Assim, esta pessoa tende a controlar os gastos, e circular menos com o veículo se torna sua alternativa.
Valor da gasolina e etanol no MT
Conforme dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), entre os dias 15 e 21 de agosto, o litro do etanol era comercializado em Mato Grosso, em média, por R$ 4,33. Neste mesmo período, a ANP revela que a gasolina foi comercializada no estado por R$ 5,94.
Para calcular qual combustível é mais vantajoso, basta dividir o valor do litro do etanol pelo da gasolina. Caso o resultado seja abaixo de 0,7, o derivado da cana-de-açúcar ou de milho é o melhor para o abastecimento. Por outro lado, se o resultado foi acima de 0,7, a gasolina é a melhor.