Desde o último dia 13, passou a funcionar a segunda fase do Open Banking. Agora, os clientes poderão autorizar o compartilhamento de dados financeiros entre bancos. Caso prefiram, as pessoas ainda podem cancelar esta permissão. Entenda como cancelar compartilhamento de dados no Open Banking.
A partir da segunda fase do Open Banking, os clientes poderão solicitar o compartilhamento de dados pessoais e financeiros entre instituições financeiras participantes.
Assim, o compartilhamento acontece apenas se a pessoa autorizar. Além disso, os dados são utilizados somente para finalidades determinadas e por um período específico.
Com esta permissão, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes, e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. Todo esse processo ocorre em um ambiente seguro.
Como principal vantagem dessa etapa, os usuários poderão receber ofertas de serviços e produtos mais adequados ao perfil, a valores mais acessíveis, de modo mais ágil.
Outro exemplo de benefícios aos clientes é o surgimento de soluções mais personalizadas de gestão, e de aconselhamento de finanças pessoais.
Na perspectiva do ecossistema financeiro, também há benefício. Neste sentido, há a possibilidade de mais inovação, maior competitividade e com a racionalização de processos.
Na segunda fase deste sistema financeiro aberto, a implementação acontecerá de forma escalonada. Com isso, será possível garantir a segurança e estabilidade ao processo, e permitir possíveis ajustes.
Até o dia 24 de outubro, o Banco Central estabelecerá limites para a quantidade de autorizações para o compartilhamento, o tipo de informação a ser compartilhada, e o horário em que acontecerá o compartilhamento.
Como cancelar compartilhamento de dados no Open Banking?
Outro diferencial do Open Banking é a liberdade concedida aos usuários. A pessoa que autorizou o compartilhamento de dados financeiros pode cancelar essa permissão a qualquer momento.
Da mesma forma que a autorização acontece por meio digital, o cancelamento também acontece de forma exclusiva pela internet — por meio dos canais digitais de qualquer um dos bancos envolvidos no compartilhamento.
Sendo assim, o cancelamento vale tanto na instituição financeira de origem quanto na de destino das informações.