Moradores de Belém devem ficar atentos. O carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começaram a ser entregues nessa segunda-feira (27). A primeira cobrança tem como prazo final o dia 10 de fevereiro e oferecerá até 10% de desconto no valor total do IPTU Belém 2020.
A redução diz respeito ao pagamento por meio da cota única. Nesse caso, quem cumprir o prazo estipulado e encerrar a dívida totalmente e de forma à vista será contemplado.
Leia também: Isenção do IPTU está garantida aos aposentados; saiba como pedir
Além disso, haverá uma segunda chance da modalidade com prazo final em 10 de março. Os contribuintes que também pagarem o valor de uma vez serão contemplados com 7% de desconto.
Por fim, há a possibilidade de dividir o IPTU Belém 2020 em até 10 vezes. O primeiro pagamento será em fevereiro e se estenderá até o mês de novembro.
Consulta online
Quem não quiser esperar pelos carnês e desejarem consultar os valores pela internet podem acessar o site da prefeitura. No portal, basta ir até a aba de serviços que fica no fim da página no canto direito, selecionar a opção “Emissão de carnê do IPTU”.
Ao clicar na opção será preciso informar o número de registro do imóvel para que os boletos sejam disponibilizados.
Confirmando os dados o contribuinte consegue ter acesso imediato a documentação, podendo imprimi-la ou paga-la por meio dos aplicativos das instituições financeiras.
IPTU Belém 2020
Esse ano o imposto oferecerá até 30% de desconto para aqueles que estão em situação de adimplência referente a 2019 e também haverá mais 10% de reajuste para os imóveis utilizados para fins empresariais.
O IPTU Belém 2020 contou com um ajuste inflacionário de 3,22% e espera uma contribuição acima dos 52% contabilizados em 2019.
“A gente alerta o contribuinte para evitar a inadimplência, porque no caso do IPTU, numa execução a pessoa pode até ter o seu imóvel leiloado para quitar o débito fiscal. O que é uma situação muito grave, com um impacto muito grande”, explicou o secretário de finanças, José Capeloni.
Locais de atendimento
- Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, na praça Barão do Rio Branco, 23, em frente à igreja das Mercês, bairro da Campina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
- Posto de Atendimento do distrito de Icoaraci, na rua Manoel Barata, 900, no prédio da Agência Distrital, bairro do Cruzeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h
- Posto de Atendimento do distrito de Mosqueiro, na travessa Pratiquara, 18, em frente à praça Matriz da Vila, de terça à sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados, das 8h às 13h
- Estação Cidadania do shopping Pátio Belém ou no Posto Bel Fácil do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro.