IPTU Belém 2020: boletos começam a ser entregues; veja como pagar

Moradores de Belém devem ficar atentos. O carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começaram a ser entregues nessa segunda-feira (27). A primeira cobrança tem como prazo final o dia 10 de fevereiro e oferecerá até 10% de desconto no valor total do IPTU Belém 2020.

IPTU Belém 2020: boletos começam a ser entregues; veja como pagar
IPTU Belém 2020: boletos começam a ser entregues; veja como pagar

A redução diz respeito ao pagamento por meio da cota única. Nesse caso, quem cumprir o prazo estipulado e encerrar a dívida totalmente e de forma à vista será contemplado.

Leia também: Isenção do IPTU está garantida aos aposentados; saiba como pedir

Além disso, haverá uma segunda chance da modalidade com prazo final em 10 de março. Os contribuintes que também pagarem o valor de uma vez serão contemplados com 7% de desconto.

Por fim, há a possibilidade de dividir o IPTU Belém 2020 em até 10 vezes. O primeiro pagamento será em fevereiro e se estenderá até o mês de novembro.

Consulta online

Quem não quiser esperar pelos carnês e desejarem consultar os valores pela internet podem acessar o site da prefeitura. No portal, basta ir até a aba de serviços que fica no fim da página no canto direito, selecionar a opção “Emissão de carnê do IPTU”.

Ao clicar na opção será preciso informar o número de registro do imóvel para que os boletos sejam disponibilizados.

Confirmando os dados o contribuinte consegue ter acesso imediato a documentação, podendo imprimi-la ou paga-la por meio dos aplicativos das instituições financeiras.

IPTU Belém 2020

Esse ano o imposto oferecerá até 30% de desconto para aqueles que estão em situação de adimplência referente a 2019 e também haverá mais 10% de reajuste para os imóveis utilizados para fins empresariais.

O IPTU Belém 2020 contou com um ajuste inflacionário de 3,22% e espera uma contribuição acima dos 52% contabilizados em 2019.

“A gente alerta o contribuinte para evitar a inadimplência, porque no caso do IPTU, numa execução a pessoa pode até ter o seu imóvel leiloado para quitar o débito fiscal. O que é uma situação muito grave, com um impacto muito grande”, explicou o secretário de finanças, José Capeloni.

Locais de atendimento

  • Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte, na praça Barão do Rio Branco, 23, em frente à igreja das Mercês, bairro da Campina, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
  • Posto de Atendimento do distrito de Icoaraci, na rua Manoel Barata, 900, no prédio da Agência Distrital, bairro do Cruzeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h
  • Posto de Atendimento do distrito de Mosqueiro, na travessa Pratiquara, 18, em frente à praça Matriz da Vila, de terça à sexta-feira, das 8h às 14h, e aos sábados, das 8h às 13h
  • Estação Cidadania do shopping Pátio Belém ou no Posto Bel Fácil do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.