Calendário da prova de vida do INSS é atualizado. Com a chegada do mês de agosto um novo grupo volta a ser obrigado a atualizar seus dados para permanecer recebendo os salários da previdência. O procedimento vem sendo feito nas agencias bancárias ou através das plataformas digitais do órgão.
Devido a pandemia do novo coronavírus, o INSS precisou suspender a obrigatoriedade da prova de vida por meses.
No entanto, recentemente o procedimento foi retomado, implicando no entrave dos salários daqueles que não o realizarem. Para este mês, a atualização é obrigatória para todos os nascidos entre julho e agosto.
O que é a prova de vida?
Se você é recém chegado no INSS, a prova de vida nada mais é do que uma atualização anual que comprove a capacidade de receber o benefício. Ela tem como objetivo evitar fraudes e concessões indevida de salários para pessoas mortas ou não mais aptas para a contemplação.
Grupos que precisam fazer o procedimento
Todos aqueles que recebem qualquer tipo de pensão ou aposentadoria do INSS, principalmente, de formato vitalício. Estão excluídos dessa obrigação os pensionistas de: salário maternidade, BPC e auxílio acidente.
Como fazer a prova de vida?
Atualmente há duas formas de renovar o cadastro. A primeira e mais tradicional é indo até uma agência bancária e exibindo um documento oficial com foto.
Nesse caso, o cidadão precisa comparecer presencialmente e juntamente com o servidor da instituição financeira conferir seus dados e enviar a solicitação de sua atualização.
A segunda possibilidade, elaborada mediante o atual contexto da covid-19, é através do Meu INSS. Para isso, o cidadão deve acessar o aplicativo do órgão, selecionar a função prova de vida e seguir as etapas para a realização do procedimento. A validação se dá através do sistema de reconhecimento facial, sendo necessário ainda anexar um documento oficial com foto.
Calendário da prova de vida do INSS em 2021
- Vencimento em maio e junho de 2020: Retoma em julho de 2021
- Vencimento em julho e agosto de 2020: Retoma em agosto de 2021
- Vencimento em setembro e outubro de 2020: Retoma em setembro de 2021
- Vencimento em novembro e dezembro de 2020: Retoma em outubro de 2021
- Vencimento em janeiro e fevereiro de 2021: Retoma em novembro de 2021
- Vencimento em março e abril de 2021: Retoma em dezembro de 2021
- Vencimento em maio e junho de 2021: Retoma em janeiro de 2022
- Vencimento em julho e agosto de 2022: Retoma em agosto de 2022.