Os aprovados na segunda fase da CNH Social do estado do Espírito Santo já podem realizar a sua inscrição no programa. Os cerca de 2.500 selecionados podem conferir o seu nome no site do Detran.
Foram realizadas cerca de 57.456 inscrições dos interessados em tirar de forma totalmente gratuita a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) ou para a adição de categoria A ou B.
A seleção foi feita por meio de critérios determinados pelo programa, levando em conta as informações fornecidas pelo cidadão no Cadastro Único.
Os critérios são: a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com ensino fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.
Os candidatos que se declararam pessoa com deficiência, poderão ser contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.
A matrícula fica aberta até o dia 10 de agosto, podendo ser realizada virtualmente no site do Detran-ES.
O que é CNH Social?
O programa CNH Social é um programa para que as pessoas de baixa renda possam ter formação e serem sensibilizadas sobre a importância da proteção da vida no trânsito. Além de capacitação a partir da obtenção de uma carteira de motorista, com vistas ao mercado de trabalho.
O programa contempla pessoas de baixa renda que já possuem CNH, mas buscam adicionar a categoria A ou B no documento, assim como mudar para as categorias para C, D ou E. Para quem está com o documento vencido, também é possível renová-lo.
Os candidatos precisam ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, ter CPF, comprovar que mora em qualquer cidade do estado e não estar respondendo algum tipo de processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?
Os selecionados ficam isentos de pagar:
- aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
- às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
- à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
- como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
- inerentes à realização de provas teóricas e práticas;à renovação da CNH.