O que fazer se eu receber convocação do pente fino do INSS?

Nova operação pente fino será iniciada pelo INSS. A partir da próxima semana, os servidores da previdência social estarão analisando individualmente os cadastros dos segurados do auxílio doença. Aqueles com erro na documentação ou informes em atraso terão os salários suspensos. Saiba como se proteger.

O que fazer se eu receber convocação do pente fino do INSS? (Imagem: Reprodução Direção Concursos)
O que fazer se eu receber convocação do pente fino do INSS? (Imagem: Reprodução/ Agência Brasil)

Se você vem recebendo mensalidades referentes ao auxílio doença, fique atento. Segundo comunidade oficial do INSS, o benefício passará por um novo processo de fiscalização. Cerca de 170 mil cadastros serão revistos e quem estiver fora das regras e normas do órgão terá o salário cancelado.

O que é a operação pente fino?

Trata-se de uma ação de força tarefa do INSS que tem como objetivo cortar os cidadãos que são se enquadram nas regras de seus benefícios.

De modo geral, por meio de sua aplicação o governo federal passa a reduzir o valor de suas despesas previdenciárias e identifica determinadas fraudes no sistema do órgão.

Como a operação acontece?

O processo de desligamento do segurado se dá mediante a análise de seu cadastro. Os servidores do INSS avaliam individualmente cada segurado do abono em fiscalização, de modo que confira se a documentação está em dia, meios de contato, fontes de renda, comprovante de residência e mais.

Todos os registros requisitados para a concessão do abono são avaliados e havendo qualquer erro o sujeito passa a ser convocado para a correção. Uma vez em que ele é intimado, tem até 30 dias para realizar a revisão necessária e manter seu salário garantido.

Como me proteger do pente fino do INSS?

De modo geral, a primeira coisa a ser feita é acessar seu cadastro no Meu INSS e verificar se todos os documentos estão corretos e em dia. Além disso, o sujeito deve ainda olhar seus meios de contato e, no caso do auxílio doença, ficar atento a validade dos laudos médicos enviados.

Até mesmo a troca de endereço não informada por ser motivo para cair na malha fina do INSS. O sujeito afastado do trabalho por incapacidade também deve ter a comprovação de todo o seu tratamento, como exames, receitas médicas, etc.

Sendo notificado, basta reunir os informes e dentro do prazo estabelecido fazer as devidas modificações.

Principais documentos do auxílio doença

  • Documento original de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS);
  • Documentos médicos originais do beneficiário (exames, laudos, receitas para comprovar a doença e o tratamento)
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
  • O procurador ou representante legal, se houver, também deve levar documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

O que fazer se eu receber convocação do pente fino do INSS?

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA