Olimpíadas: Como Japão se preparou no combate à COVID-19 para manter evento?

Olimpíadas 2021 tem novos protocolos para reduzir os índicos de contágio da covid-19. Mesmo com o mundo vivenciando a pandemia do novo coronavírus há mais de um ano, a competição esportiva realizada em Tóquio foi confirmada. Para isso, os atletas e o público local vêm se adaptando há uma nova realidade.

Olímpiadas: Como Japão se preparou no combate à COVID-19 para manter evento? (imagem Olhar Digital)
Olímpiadas: Como Japão se preparou no combate à COVID-19 para manter evento? (imagem Olhar Digital)

Os jogos olímpicos estão entre os maiores eventos esportivos do mundo. Realizado há cada quatro anos, em 2021 a passagem por Tóquio será diferente devido a realidade do novo coronavírus. Este ano, não haverá festa, celebrações e o espirito comemorativo tradicionalmente conhecido.

Atletas testados e isolados

Para manter a segurança dos atletas e reduzir o número de contágio, todos os jogadores estão sendo testados quando chegam no Japão. A aplicação do exame que identifica a covid-19 vem sendo realizada antes de qualquer contato com a cidade e aqueles que têm o resultado positivo passam a vivenciar a quarentena até que a doença não seja mais um perigo.

No que diz respeito a convivência com os demais colegas de esporte, não há contato físico. Os tradicionais ônibus onde todos iam juntos para a Vila Olímpica foi alterado para vans onde só podem ir os integrantes da mesma equipe.

“Ao longo dos últimos 15 meses, tivemos de tomar decisões em situações bem incertas. Tivemos dúvidas diariamente. Deliberávamos e discutíamos. Houve muitas noites insones, mas para chegar aqui tivemos de ter confiança, tivemos de mostrar uma solução para a crise”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

Vila Olímpica sem público

Outra grande mudança foi a retirada do público da Vila Olímpica. Todos os jogos contarão apenas com a presença da equipe técnica e dos atletas, já a população deverá acompanhar apenas pelas transmissões na TV e Internet. Não haverá torcida.

Além disso, os refeitórios foram readaptados respeitando o distanciamento social. A venda de bebidas alcoólicas foi suspensa. Implementaram também divisórias plásticas entre os assentos, fornecendo álcool em gel.

Os atletas não poderão fazer turismo pela cidade, sendo monitorados para idem da vila para os hotéis onde estão hospedados. Segundo Bach, este ano o evento deve priorizar o sentimento esportivo para representar os países.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.