Brasil poderá aplicar nova vacina contra o novo coronavírus. Na última sexta-feira (16), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou que dará início aos testes da ButanVac, imunizante produzido em São Paulo. A previsão é de que o medicamento seja aprovado e passe a ser distribuído até o fim deste ano.
Mesmo com os cronogramas de vacinação do novo coronavírus em andamento, o Butantan segue trabalhado na criação de mais um imunizante. A ButanVac vem sendo elaborada no estado de São Paulo para ser enviada para a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a partir de outubro.
Aplicação da ButanVac ainda este ano
De acordo com Covas, a previsão é de que o medicamento seja aceito, já havendo mais de 10 milhões de doses em estoque.
“Esperamos que a Anvisa seja rápida nessa análise. É possível que tenhamos ainda neste ano a utilização desta vacina“, afirmou o gestor.
Tendo em vista o ritmo de contágio da covid-19, espera-se que a aprovação da vacina se encaminhe através de um pedido emergencial.
Isso significa que não serão considerados os resultados clássicos de eficácia, normalmente obtidos na fase 3 da pesquisa a partir dos dados de infecção e hospitalizações de participantes do estudo.
Andamento das pesquisas
Neste momento o Butatan se prepara para iniciar a fase de testes onde haverá quatro grupos. O primeiro receberá um micrograma; o segundo será vacinado com três microgramas; o terceiro vai receber dez microgramas e quarto será vacinado com placebo.
Após a aplicação é que os pesquisadores passarão a monitorar, sem que os participantes saibam em que grupo estão avaliando assim a segurança e eficácia do imunizante. Somente após essa análise é que será definida a dosagem incorporada a vacina definitiva.
Após essa etapa 5 mil voluntários da cidade de Ribeirão Preto serão vacinados. Esse grupo contará com pessoas que já receberam outras vacinas, pessoas que já foram contaminadas e pessoas não vacinadas.
Para mais informações sobre o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus acesse nossa página exclusiva da campanha. Por meio dela você tem acesso a atualização dos calendários de sua cidade, informes de agendamento e mais.