Moradores do Espírito Santo ganham oportunidade para obter a carteira de habilitação de forma gratuita. Nessa terça-feira (13), o Detran municipal informou que está ofertando 2.500 vagas para a população de baixa renda através do programa CNH Social. Os interessados devem fazer suas candidaturas pela internet.
Quem estiver interessado em tentar tirar a carteira de habilitação de forma gratuita deve ficar atento. O CNH Social do Espirito Santo abriu suas inscrições exclusivamente através do site do Detran. Para participar, é preciso obrigatoriamente estar registrado no cadastro único.
Critérios da candidatura
Além de comprovar sua situação de vulnerabilidade social por meio do CadÚnico, o sujeito precisa ter mais de 18 anos, residir do Espírito Santo e declarar uma renda familiar de até dois salários mínimos.
É preciso ainda não estar impedido judicialmente de possuir a CNH, como em caso de acidentes ou demais situações que confiscam o documento.
Ao todo, cerca de 3 mil pessoas já foram aprovadas na primeira fase e o esperado é que mais 2.500 sejam aceitas na segunda.
Processo de inscrição na CNH Social
Para poder fazer a candidatura basta acessar o site do Detran e clicar na aba da CNH social. Nela, você deverá preencher um formulário repassando a documentação exigida, como documentos de identificação pessoal, comprovante de renda, residência e mais.
Anexe os registros e confirme a validação de sua inscrição. É válido ressaltar que o procedimento ficará disponível até o dia 22 de julho, às 23h59.
Destinação das vagas
Do total de vagas 5% ficará destinada exclusivamente para pessoas com deficiência. Quem for aprovado poderá tirar o documento nas seguintes opções: primeira habilitação categoria A (moto) ou primeira habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista.
Aqueles que já possuem a CNH, podem participar através da adição de categoria A (moto), adição de categoria B (carro), mudança para categoria D (van e ônibus) ou mudança de categoria E (caminhão e carreta).
Resultado
Os aprovados terão acesso a lista e classificação no próximo dia 27, a partir das 12h. Aqueles que não entrarem nessa chamada devem ainda aguardar o remanejamento que deverá ser publicado no dia 2 de setembro, ambos na página do Detran.