Abertas as inscrições no programa CNH Social promovido pelo Detran-ES

Moradores do Espírito Santo ganham oportunidade para obter a carteira de habilitação de forma gratuita. Nessa terça-feira (13), o Detran municipal informou que está ofertando 2.500 vagas para a população de baixa renda através do programa CNH Social. Os interessados devem fazer suas candidaturas pela internet.

Abertas as inscrições no programa CNH Social promovido pelo Detran-ES (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Abertas as inscrições no programa CNH Social promovido pelo Detran-ES (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Quem estiver interessado em tentar tirar a carteira de habilitação de forma gratuita deve ficar atento. O CNH Social do Espirito Santo abriu suas inscrições exclusivamente através do site do Detran. Para participar, é preciso obrigatoriamente estar registrado no cadastro único.

Critérios da candidatura

Além de comprovar sua situação de vulnerabilidade social por meio do CadÚnico, o sujeito precisa ter mais de 18 anos, residir do Espírito Santo e declarar uma renda familiar de até dois salários mínimos.

É preciso ainda não estar impedido judicialmente de possuir a CNH, como em caso de acidentes ou demais situações que confiscam o documento.

Ao todo, cerca de 3 mil pessoas já foram aprovadas na primeira fase e o esperado é que mais 2.500 sejam aceitas na segunda.

Processo de inscrição na CNH Social

Para poder fazer a candidatura basta acessar o site do Detran e clicar na aba da CNH social. Nela, você deverá preencher um formulário repassando a documentação exigida, como documentos de identificação pessoal, comprovante de renda, residência e mais.

Anexe os registros e confirme a validação de sua inscrição. É válido ressaltar que o procedimento ficará disponível até o dia 22 de julho, às 23h59.

Destinação das vagas

Do total de vagas 5% ficará destinada exclusivamente para pessoas com deficiência. Quem for aprovado poderá tirar o documento nas seguintes opções: primeira habilitação categoria A (moto) ou primeira habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista.

Aqueles que já possuem a CNH, podem participar através da adição de categoria A (moto), adição de categoria B (carro), mudança para categoria D (van e ônibus) ou mudança de categoria E (caminhão e carreta).

Resultado

Os aprovados terão acesso a lista e classificação no próximo dia 27, a partir das 12h. Aqueles que não entrarem nessa chamada devem ainda aguardar o remanejamento que deverá ser publicado no dia 2 de setembro, ambos na página do Detran.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.