Abertas as inscrições no programa CNH Social promovido pelo Detran-ES

Moradores do Espírito Santo ganham oportunidade para obter a carteira de habilitação de forma gratuita. Nessa terça-feira (13), o Detran municipal informou que está ofertando 2.500 vagas para a população de baixa renda através do programa CNH Social. Os interessados devem fazer suas candidaturas pela internet.

Abertas as inscrições no programa CNH Social promovido pelo Detran-ES (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Abertas as inscrições no programa CNH Social promovido pelo Detran-ES (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Quem estiver interessado em tentar tirar a carteira de habilitação de forma gratuita deve ficar atento. O CNH Social do Espirito Santo abriu suas inscrições exclusivamente através do site do Detran. Para participar, é preciso obrigatoriamente estar registrado no cadastro único.

Critérios da candidatura

Além de comprovar sua situação de vulnerabilidade social por meio do CadÚnico, o sujeito precisa ter mais de 18 anos, residir do Espírito Santo e declarar uma renda familiar de até dois salários mínimos.

É preciso ainda não estar impedido judicialmente de possuir a CNH, como em caso de acidentes ou demais situações que confiscam o documento.

Ao todo, cerca de 3 mil pessoas já foram aprovadas na primeira fase e o esperado é que mais 2.500 sejam aceitas na segunda.

Processo de inscrição na CNH Social

Para poder fazer a candidatura basta acessar o site do Detran e clicar na aba da CNH social. Nela, você deverá preencher um formulário repassando a documentação exigida, como documentos de identificação pessoal, comprovante de renda, residência e mais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Anexe os registros e confirme a validação de sua inscrição. É válido ressaltar que o procedimento ficará disponível até o dia 22 de julho, às 23h59.

Destinação das vagas

Do total de vagas 5% ficará destinada exclusivamente para pessoas com deficiência. Quem for aprovado poderá tirar o documento nas seguintes opções: primeira habilitação categoria A (moto) ou primeira habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista.

Aqueles que já possuem a CNH, podem participar através da adição de categoria A (moto), adição de categoria B (carro), mudança para categoria D (van e ônibus) ou mudança de categoria E (caminhão e carreta).

Resultado

Os aprovados terão acesso a lista e classificação no próximo dia 27, a partir das 12h. Aqueles que não entrarem nessa chamada devem ainda aguardar o remanejamento que deverá ser publicado no dia 2 de setembro, ambos na página do Detran.

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.