No Espírito Santo, os prazos para o pagamento do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) foram reabertos para motos e veículos pequenos, nesta quinta, 8. Os pagamentos deveriam ter começado no mês de março, porém o governo decidiu prorrogar os vencimentos por três meses em decorrência dos efeitos da pandemia.
A decisão faz parte do pacote de medidas socioeconômicas de enfrentamento à pandemia que foi anunciado em março pelo governo do estado.
“Com essa prorrogação, acreditamos que os proprietários dos veículos tiveram mais tempo para se organizar financeiramente”, explicou o secretário estadual de Fazenda, Rogelio Pegoretti.
Ontem, quinta dia 8, foi o vencimento da primeira parcela ou cota única para os veículos leves que possuem placa final 1.
Quem optar pelo pagamento à vista até a data de vencimento, permanece tendo direito ao desconto de 5%. Donos de veículos leves podem parcelar o tributo em até quatro vezes. Já quem possui um veículo pesado, pode dividir o valor do IPVA em somente duas parcelas.
Quem utiliza o internet banking pode fazer a leitura do código de barras ou digitá-lo para fazer o pagamento. Caso prefira, também é possível digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco que utiliza.
Através do aplicativo “ES na Palma da Mão”, também é possível emitir o documento de arrecadação ou capturar a linha digitável, que pode ser copiada para qualquer app de um banco credenciado para recolhimento do IPVA.
Confira o calendário de pagamentos do IPVA 2021
Finalidade do IPVA
20% do valor arrecadado pelo tributo é remetido para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). E o restante é dividido em 50% para o estado, e a outra parte fica para o município de registro do veículo.
A quota-parte estadual compõe o orçamento do ano e, sendo assim, é direcionada para as várias áreas de atuação do estado, como a saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.