Com o aplicativo e site Meu INSS os segurados podem fazer o agendamento para o atendimento presencial nas agências. Com isso, podem marcar dia e horário que desejam comparecer ao local.
Para acessar o Meu INSS é preciso estar cadastrado. Para isso, basta informar o CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.
Após essa etapa basta realizar o login na plataforma. Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
- Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
- Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
- Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
- Crie uma senha pessoal segura;
- Confirme os dados pessoais.
Após realizar esse cadastro será possível solicitar e acessar os demais serviços disponíveis no Meu INSS. Os cidadãos que desejarem agendar o atendimento presencial devem seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse a Página ou app do Meu INSS;
- Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada.
Serviços disponíveis no Meu INSS
- Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
- Agendamentos e solicitações;
- Agendar perícia;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Auxílio-doença;
- Benefícios Assistenciais;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Calendário de Pagamento;
- Carta de Concessão;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Declaração de Benefício do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Encontre uma Agência;
- Enviar documentos digitalizados;
- Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Extrato de empréstimos consignados;
- Extrato de pagamento de benefícios;
- Extrato do imposto de renda;
- Pedido de aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Recurso e revisão;
- Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Salário maternidade;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
- Simulador de aposentadoria;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Verificar Autenticidade de Documentos.
Além das duas plataformas digitais, o Instituto Nacional do Seguro Social dispõe também de outra opção para fazer agendamentos e solicitações.
A Central de Atendimento do INSS funciona de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h. Para entrar em contato basta o segurado ligar para o número 135.