Cartão do auxílio emergencial de Palmas deve ser retirado até esta semana

Em Palmas, Prefeitura estipula prazo máximo para utilização do auxílio emergencial. Nessa semana, a gestão municipal informou que os segurados do programa popular de transferência de renda terão até esta sexta-feira (25) para fazer a retirada do ‘cartão família’. O dispositivo conta com uma quantia de R$ 200.

Cartão do auxílio emergencial de Palmas deve ser retirado até esta semana (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Cartão do auxílio emergencial de Palmas deve ser retirado até esta semana (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Mesmo com a concessão do auxílio emergencial do governo federal, os estados e municípios permanecem criando seus abonos sociais próprios. Em Palmas (TO), a população de baixa renda vem sendo contemplada com o cartão família que oferta mensalidades para a aquisição de alimentos e manutenção do lar.

Prazo e processo de retirada

Após o processo de triagem feito pela gestão municipal, os contemplados foram convocados para fazer a retirada do cartão nas sedes determinadas. O procedimento, inicialmente, se encerraria nessa segunda-feira (21), mas foi postergado até esta sexta-feira (25) para garantir um maior alcance.

Até o momento mais de 6 mil famílias já foram contempladas, mas a previsão é de que um novo grupo seja incluso até o fim da semana. Para poder retirar o benefício, o cidadão deve ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social, com funcionamento das 13h às 18h e o endereço é na Acno 11 (103 Norte), Rua de Pedestre NO-09, Lote 09.

Além de comparecer ao local indicado, o morador deve ainda levar uma caneta esferográfica e estar devidamente protegido de máscara. Por fim, precisará apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho ou carteira de motorista) para comprovar sua titularidade.

É válido ressaltar que a concessão vem sendo feita exclusivamente para o solicitante, o que implica dizer que parentes ou demais pessoas vinculadas não terão autorização para fazer a retirada.

Para aqueles que estiverem doentes e não puderem comparecer presencialmente, a prefeitura solicita que entre em contato pelo e-mail cartaodafamilia@palmas.to.gov.br, sendo estudado um novo meio de entrega.

Em caso de dúvidas, há ainda como entrar em contato com a secretaria através dos telefones: 32127001/ 3212-7040/ 3212-7001 e 3212-7004.

Sobre o auxílio Palmas

Motivado pela pandemia do novo coronavírus, o benefício concederá três parcelas de R$ 200 para os moradores afetados financeiramente e em situação de baixa renda. Os recursos, no entanto, devem ser utilizados exclusivamente no comércio e demais estabelecimentos credenciados.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.