Em Palmas, Prefeitura estipula prazo máximo para utilização do auxílio emergencial. Nessa semana, a gestão municipal informou que os segurados do programa popular de transferência de renda terão até esta sexta-feira (25) para fazer a retirada do ‘cartão família’. O dispositivo conta com uma quantia de R$ 200.
Mesmo com a concessão do auxílio emergencial do governo federal, os estados e municípios permanecem criando seus abonos sociais próprios. Em Palmas (TO), a população de baixa renda vem sendo contemplada com o cartão família que oferta mensalidades para a aquisição de alimentos e manutenção do lar.
Prazo e processo de retirada
Após o processo de triagem feito pela gestão municipal, os contemplados foram convocados para fazer a retirada do cartão nas sedes determinadas. O procedimento, inicialmente, se encerraria nessa segunda-feira (21), mas foi postergado até esta sexta-feira (25) para garantir um maior alcance.
Até o momento mais de 6 mil famílias já foram contempladas, mas a previsão é de que um novo grupo seja incluso até o fim da semana. Para poder retirar o benefício, o cidadão deve ir até a Secretaria de Desenvolvimento Social, com funcionamento das 13h às 18h e o endereço é na Acno 11 (103 Norte), Rua de Pedestre NO-09, Lote 09.
Além de comparecer ao local indicado, o morador deve ainda levar uma caneta esferográfica e estar devidamente protegido de máscara. Por fim, precisará apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho ou carteira de motorista) para comprovar sua titularidade.
É válido ressaltar que a concessão vem sendo feita exclusivamente para o solicitante, o que implica dizer que parentes ou demais pessoas vinculadas não terão autorização para fazer a retirada.
Para aqueles que estiverem doentes e não puderem comparecer presencialmente, a prefeitura solicita que entre em contato pelo e-mail cartaodafamilia@palmas.to.gov.br, sendo estudado um novo meio de entrega.
Em caso de dúvidas, há ainda como entrar em contato com a secretaria através dos telefones: 32127001/ 3212-7040/ 3212-7001 e 3212-7004.
Sobre o auxílio Palmas
Motivado pela pandemia do novo coronavírus, o benefício concederá três parcelas de R$ 200 para os moradores afetados financeiramente e em situação de baixa renda. Os recursos, no entanto, devem ser utilizados exclusivamente no comércio e demais estabelecimentos credenciados.