No Maranhão, o governador Flávio Dino disse na manhã de hoje, 16, que irá editar um decreto que cria uma premiação em dinheiro para as pessoas que tomarem a segunda dose da vacina contra o coronavírus no estado.
Segundo o governador, a ideia surgiu pois a adesão das pessoas para a segunda dose da vacina está baixa. Até o momento, a segunda dose foi aplicada em somente 7,96% da população do estado, de acordo com dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa.
A finalidade é que as pessoas se sintam estimuladas a comparecem aos postos e tomem a segunda dose.
O governador explicou que a premiação será mediante a um sorteio e terá valores que podem chegar a até R$10 mil. Ao tomar a segunda dose, o cidadão recebe um número da sorte que será cadastrado no sistema do Ministério da Saúde e que será usado com controle da premiação.
Os sorteios podem começar a ser realizados já na próxima semana. Flávio acredita que esta media é necessária, mas, ele preferiria que as pessoas tomassem a vacina por consciência de que ela é importante.
“Eu considero que isso é necessário. Há quem pense que a consciência cidadã deveria prevalecer, eu também, mas no contexto que a mensagem contraditória, de mentiras [sobre a vacina], essas ações acabam sendo imprescindíveis para o combate do coronavírus”, explicou.
Mais ações no Maranhão
Desde o início do mês, o Maranhão tem aplicado várias ações para agilizar a vacinação das pessoas. Entre essas ações está Arraiais da Vacinação’, em pontos estratégicos da Grande Ilha e outros municípios maranhenses.
No último final de semana, foram realizados dois arraiais ao mesmo tempo nos quatro municípios da Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa e em Timon, cidade localizada a 450 km de São Luis.
Na ação, foram feitas brincadeiras da cultura junina do Maranhão e foi distribuído mingau de milho para quem foi se vacinar. Na ocasião, foram vacinadas pessoas a partir de 29 anos contra o novo coronavírus.