O auxílio municipal emergencial (AME) de Aracaju, é um benefício temporário destinado às famílias de baixa renda. Durante três meses serão pagas parcelas no valor de R$ 200 cada.
No geral, têm direito ao auxílio municipal emergencial as famílias caracterizadas na condição de pobreza e pobreza extrema, ambulantes, pessoas em situação de rua. Além de artistas, artesãos, trabalhadores de shows e eventos, bem como permissionários do transporte escolar.
O auxílio municipal emergencial será financiado por um montante de cerca de R$ 3 milhões, provenientes de recursos exclusivos da própria prefeitura de Aracaju. É preciso dizer que para ter direito às três parcelas de R$ 200, o cidadão não pode receber nenhum outro benefício no âmbito estadual ou federal.
O benefício será disponibilizado mediante depósito em cartão magnético distribuído pela Prefeitura de Aracaju aos beneficiários. Para retirá-lo é preciso fazer um agendamento pelo número (79) 98115-7101, e falar com um responsável da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A distribuição dos cartões teve início no dia 17 de maio diretamente nas residências dos beneficiários. Ao todo, o auxílio municipal emergencial de Aracaju será capaz de amparar cinco mil famílias na capital sergipana durante os meses de maio, junho e julho.
No entanto, 20% dos cinco mil beneficiários ainda não foram localizados para receber o cartão AME. A recomendação é para que essas pessoas entrem em contato com a pasta competente e peça o agendamento da respectiva entrega.
Na oportunidade, a Secretaria de Assistência Social, informou que um dos motivos pela entrega do cartão não ter sido feita pode ser devido à mudança de endereço ou cadastro incompleto junto à base de dados do município.
Caso o beneficiário não seja encontrado no endereço informado, a equipe social municipal irá fixar um comunicado no local ressaltando a necessidade de agendamento para uma nova visita.
A pasta ainda informa que não é preciso se preocupar quanto ao crédito depositado, pois uma vez depositado, ele não tem prazo de validade. Ressaltando que a instituição financeira responsável pelo repasse do auxílio é o Banco do Estado de Sergipe (Banese).
“Ele não tem validade e estará liberado para ser usado imediatamente após o cartão ser entregue, pois também já estará desbloqueado. No próximo dia 21 de junho será paga a segunda parcela do auxílio”, disse a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos.