Atenção! Calendário da 3ª parcela do auxílio emergencial 2021 foi antecipado

O auxílio emergencial 2021 tem sido tema de novas ações nos últimos dias. Após confirmação sobre a prorrogação do benefício por mais dois ou três meses, também houve a decisão sobre a antecipação do calendário da terceira parcela.

Atenção! Calendário da 3ª parcela do auxílio emergencial 2021 foi antecipado
Atenção! Calendário da 3ª parcela do auxílio emergencial 2021 foi antecipado. (Imagem: FDR)

Conforme calendário oficial, os depósitos da terceira parcela do auxílio emergencial deveriam ser efetuados entre o período de 20 de junho a 21 de julho. No entanto, um novo cronograma foi divulgado pelo presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, nesta terça-feira, 15. 

É importante lembrar que tanto os calendários de depósitos quanto de saques da primeira e segunda parcela do auxílio emergencial 2021 também foram antecipados. A primeira e mais esperada parcela foi depositada nas contas poupanças sociais digitais dos segurados através do Caixa Tem ao longo do mês de abril.

Enquanto isso, a segunda parcela do benefício foi paga durante o mês de maio. No que se refere aos saques, estes se estenderam até meados de junho.

O depósito da quarta e última parcela do auxílio emergencial está previsto para acontecer entre o dia 23 de julho a 22 de agosto. Quanto ao saque, a previsão é para 13 de agosto até 10 de setembro. Ressaltando que os calendários de saque são válidos somente para o grupo geral, composto por desempregados e trabalhadores autônomos. 

Este destaque é necessário, pois os cidadãos inscritos no Bolsa Família também têm direito ao auxílio emergencial. O cronograma de pagamentos segue a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS), porém neste caso o saque fica liberado no mesmo dia, não sendo necessário aguardar até 30 dias como na outra situação. 

É válido informar que o calendário de depósitos da terceira parcela do auxílio emergencial para os beneficiários do programa de transferência de renda deve acontecer entre os dias 17 a 30 de junho. Por fim, a quarta parcela para o Bolsa Família será concluída entre os dias 19 a 30 de julho.

A antecipação da terceira parcela do auxílio emergencial foi oficializada mediante publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 15. Os primeiros depósitos do benefício irão começar na próxima sexta-feira, 18, enquanto os saques e transferências serão liberados somente do dia 1º de julho em diante. 

Calendário da terceira parcela do auxílio emergencial 2021

Mês de nascimento Depósitos Saques e transferências
Janeiro 18 de junho 01 de julho
Fevereiro 19 de junho 02 de julho
Março 20 de junho 05 de julho
Abril 22 de junho 06 de julho
Maio 23 de junho 08 de julho
Junho 24 de junho 09 de julho
Julho 25 de junho 12 de julho
Agosto 26 de junho 13 de julho
Setembro 27 de junho 14 de julho
Outubro 29 de junho 15 de julho
Novembro 30 de junho 16 de julho
Dezembro 30 de junho 19 de julho

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.