A prefeitura de Belo Horizonte planeja vacinar toda a sua população a partir desta semana. Porém, para isso é necessário o recebimento de novas doses de vacinas. Com as novas doses será iniciada a vacinação da COVID de forma decrescente, a partir dos 59 anos.
O anúncio do início da vacinação da COVID para a população em geral no município de BH foi feito na última quinta-feira (3). Em nota, a prefeitura afirmou que os moradores serão convocados, assim que as novas remessas de vacinas sejam entregues pelo Ministério da Saúde.
Diante disso, o município de Belo Horizonte afirma que possui os profissionais necessários para a imunização desse novo grupo e os insumos. Dessa maneira, só depende do recebimento das doses para começar a vacinação da COVID para o público em geral.
Até o momento a prefeitura está imunizando os idosos, profissionais da Saúde, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, professores, Forças de Segurança, trabalhadores do transporte aéreo, pessoas privadas de liberdade e moradores de rua.
Todos esses grupos fazem parte da lista de prioridade publicada pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI). Dessa maneira, o próximo passo é imunizar os demais brasileiros sem comorbidades.
De acordo com o secretario municipal de Saúde, Jackson Machado, parte da população já está vacinada. Isso acontece porque tinham comorbidades ou porque eram profissionais da saúde ou da educação.
Dessa maneira, continuou Machado, a tendência é que a pandemia chegue ao fim com o avanço da vacinação da COVID. Até a última sexta-feira (4) foram imunizados 875.525 pessoas com a primeira dose.
Desse quantitativo, 398.694 receberam a segunda dose do imunizante. Com isso, nesta segunda-feira (7), começam a ser vacinada a população em geral com 59 anos. Esse grupo poderá receber a dose até o dia 30 de junho.
Na terça-feira (8) será a vez dos moradores com 58 anos completos. Na quarta (9) as pessoas com 57 anos e, por fim, na sexta (11) quem tem 56 anos. Todos esses poderão receber a vacina da Covid-19 até o dia 30 deste mês. Para garantir o recebimento do imunizante é preciso seguir as seguintes orientações:
– Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
– Apresentar documento de identificação com foto;
– Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
– Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
– Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.