Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal paga o primeiro lote de restituição do IRPF 2021. Por meio de cinco lotes, a Receita vai liberar os valores aos contribuintes que pagaram mais impostos do que deveriam em 2020. Entenda como realizar a consulta.
Segundo a Receita Federal, o primeiro lote da Restituição do Imposto de Renda 2021 será o maior em valor pago da história. No total, serão R$ 6 bilhões distribuídos à 3,4 milhões de pessoas.
Deste valor, R$ 5,5 milhões serão direcionados aos contribuintes com prioridade legal. O restante do valor do lote será pago aos contribuintes não prioritários que enviaram declarações de exercícios anteriores até dia 28 de fevereiro deste ano.
Em geral, primeiro grupo a receber a restituição são os contribuintes com prioridade legal. Estão inclusos os idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia, além de profissionais cuja fonte de renda seja o magistério.
Em seguida, o pagamento será de acordo com a ordem de entrega da declaração. Assim, os contribuintes que enviaram as informações corretamente no início do prazo de entrega, em março, receberão primeiro.
O valor será creditado na conta indicada no ajuste anual, desde que esteja em nome do titular.
Cabe ressaltar que hoje também é o último dia do prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2021. Por conta da pandemia de covid-19, o prazo foi adiado de 30 de abril para 31 de maio.
Como consultar a restituição do IRPF
Os contribuintes poderão fazer a consulta pela internet, na página da Receita Federal. Para isso, basta acessar a opção “Meu Imposto de Renda” e, logo após, “Consultar Restituição”.
Outra forma de realizar a verificação é por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. Este sistema está disponível nas lojas dos sistemas Android e iOS.
Por meio da consulta, os cidadãos poderão saber se possuem pendências na declaração. Para que a restituição seja paga, será preciso corrigir os possíveis problemas. Assim, basta enviar uma declaração retificadora. Nesta hipótese, o pagamento acontecerá nos lotes seguintes.
Cronograma de restituição do Imposto de Renda
- 1º lote — 31 de maio
- 2º lote — 30 de junho
- 3º lote — 30 de julho
- 4º lote — 31 de agosto
- 5º lote — 30 de setembro