O Banco PAN anunciou a antecipação da segunda fase do Open Banking, que será obrigatória em julho deste ano. Em parceria com o Guiabolso, esta iniciativa permitirá que o cliente compartilhe com o PAN as informações em outras instituições para ampliar o acesso ao crédito.
Na fase atual, o Banco Central informa que os bancos deverão oferecer transparência para o custo de seus produtos e serviços. Já na segunda fase, que deverá começar em julho, os dados dos correntistas poderão ser trocados entre as instituições.
Com a antecipação por parte do Banco PAN, será possível já buscar dados de clientes para disponibilizar ofertas personalizadas. O destaque seria para as linhas de crédito. Esta ação será possível por meio de uma tecnologia desenvolvida pelo Guiabolso.
De acordo com o superintendente de Open Banking do PAN, Luiz Krempel, a ideia da instituição financeira é testar a receptividade e abordagem com os usuários. Ele entende que o projeto potencializará ainda mais a capacidade de oferta para quando o compartilhamento estiver completamente no ar.
O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central que possibilitará que as instituições financeiras integrem seus sistemas. Dessa forma, será possível compartilhar, entre si, os dados pessoais e financeiros dos clientes.
Vale destacar que a operação somente acontecerá mediante a autorização do cliente. O usuário terá liberdade para decidir com quem deseja compartilhar as informações. Esta novidade não possui custos e permite acesso a ofertas de melhores produtos e serviços de instituições financeiras.
Todos os dados compartilhados serão armazenados em um ambiente seguros. Estes estarão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Benefícios do Open Banking ao cliente do Banco Pan
De acordo com a instituição financeira, o Open Banking proporcionará mais segurança aos usuários. Haverá redução de riscos relacionados à privacidade, além de maior segurança dos dados — por meio de leis e infraestrutura.
Os clientes terão mais praticidade para acessar os dados, créditos e empréstimos. Este sistema poderá garantir mais oportunidades, com mais produtos e condições de acordo com o perfil da pessoa.
Além disso, o Open Banking poderá resultar em liberdade para controlar e escolher com quem compartilhar as informações.