Banco Pan, Serasa e Creditas lançam empréstimo pessoal para negativados

Pontos-chave
  • As instituições financeiras oferecem algumas linhas de crédito para negativados;
  • A simulação de crédito pode ser feita pela internet;
  • A aprovação dependerá dos critérios de cada instituição financeira.

No mercado financeiro, as pessoas endividadas possuem mais dificuldade para obter crédito. Apesar disso, algumas instituições financeiras disponibilizam linhas de empréstimo pessoal para negativados. Conheça opções de crédito disponibilizadas pelo Banco Pan, Serasa e Creditas.

Banco Pan, Serasa e Creditas lançam empréstimo pessoal para negativados
Banco Pan, Serasa e Creditas lançam empréstimo pessoal para negativados (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em 2020, o Brasil encerrou o ano com o maior número de pessoas endividadas. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 66,5% das pessoas iniciaram este ano com alguma dívida.

Na média do ano passado, a proporção e famílias com contas ou dívidas em atrasou foi de 25,5%. Este número foi 1,5 ponto acima da média registrada em 2019.

Para quem está negativado, a obtenção de crédito tem sido uma das alternativas para sair desta situação. No entanto, estas pessoas possuem mais dificuldades para conseguir o empréstimo, já que as instituições financeiras consultam o CPF durante a análise de crédito.

Apesar disso, ainda há instituições que possibilitam o acesso ao crédito para negativados. Conheça as ofertas do Banco Pan, Serasa e Creditas.

Empréstimo pessoal para negativados pelo Banco Pan

O Banco Pan disponibiliza aos clientes uma opção de empréstimo consignado. A contratação pode ser feita on-line, sem precisar sair de casa. Além disso, é possível acompanhar a proposta por SMS e e-mail.

Esta modalidade de pode ser obtida por aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos ou pensionistas de órgãos municipais, estaduais e federais, militares ou pensionistas das Forças Armadas. Desde que haja convênio estipulado entre o PAN e o Órgão em que a pessoa está enquadrada.

O desconto acontece diretamente em folha de pagamento. Pelo Banco Pan, a taxa de juros é até 3 vezes menores em comparação aos empréstimos comuns. As taxas variam conforme a fonte pagadora do interessado.

Antes de iniciar o processo de solicitação, o Banco Pan informa que o interessado deve ter em mãos o número do benefício e a margem consignável. Caso seja aposentado ou pensionista INSS, será necessário preencher o formulário do site para simular o valor que tem disponível para empréstimo.

Com isso, a proposta poderá ser feita. Em até 1 dia útil, a pessoa receberá um SMS com as informações da proposta para assinar o contrato eletrônico. O banco analisará a solicitação e aguardará a aprovação do convênio. Esta etapa leva de 2 a 5 dias úteis.

Após a finalização da análise da proposta — e confirmada a reserva de margem — o valor será recebido em até dois dias úteis.

Empréstimo pessoal para negativados pelo Serasa

O marketplace de crédito da Serasa, o Serasa eCred, conta com algumas modalidades de empréstimo para negativados: empréstimo consignado, empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo para autônomo negativado, empréstimo sem comprovação de renda e empréstimo para negativado.

O empréstimo consignado possui taxas a partir de 1,29% ao mês. O interessado conta com um atendimento personalizado desde a contratação.

A contratação pode ser feita por Aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos ou pensionistas de órgãos municipais, estaduais e federais, militares ou pensionistas das Forças Armadas, desde que haja convênio com a instituição financeira que estiver ofertando este empréstimo.

Este empréstimo pode ser contratado de forma online. De preferência, a pessoa deve ter em mãos o documento de identificação (RG, CNH), comprovante de renda e dados bancários.

No empréstimo com garantia de imóvel, é possível transformar até 60% do valor do imóvel em crédito para o empréstimo. O interessado deverá pesquisar, simular e comparar as ofertas de crédito. Assim, será preciso enviar os documentos para a empresa escolhida.

As informações serão avaliadas. Cada instituição possui regras próprias, que poderão resultar em aprovação ou negação da solicitação. Caso haja aprovação, basta assinar a papelada e registrar os documentos solicitados pela empresa.

O empréstimo para negativado autônomo é próprio para quem trabalha por conta própria e tem dificuldade de comprovar renda. Est empréstimo possui prazos de 6 a 36 meses para o pagamento.

Para a solicitação, basta acessar o site do eCred, preencher as informações solicitadas e comparar as ofertas disponíveis para o perfil. Alguns documentos podem ser solicitados como comprovantes, como um documento oficial com foto, de renda e de residência.

O empréstimo sem comprovação de renda pode ser solicitado de forma prática pela internet. Para isso, basta acessar o site, responder algumas perguntas e comparar as ofertas de empréstimo.

Para isso, alguns documentos podem ser apresentados: documento oficial com foto, CPF, comprovante de renda e de residência. De qualquer forma, a empresa ainda fará uma análise do pedido.

O empréstimo para negativo pode ser solicitado de forma totalmente digital. O valor poderá ser usado para quitar as pendências. Os possíveis documentos exigidos como comprovantes são o documento oficial com foto, de renda e de residência.

Cabe destacar que a solicitação possa por uma análise dos parceiros da empresa.

O empréstimo pessoal para negativados é uma alternativa para que os consumidores possam organizar as finanças
O empréstimo pessoal para negativados é uma alternativa para que os consumidores possam organizar as finanças (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Empréstimo pessoal para negativados pela Creditas

A Creditas disponibiliza crédito consignado privado e empréstimo com garantia — imóvel e veículo.

O crédito consignado privado é uma oferta exclusiva para profissionais CLT. Esta linha possui aas menores taxas do mercado, com juros a partir de 0,99% ao mês. Neste caso é preciso ser funcionário com carteira de uma empresa parceira.

Para a solicitação para o consignado, o interessado deverá simular o empréstimo. Com isso, a pessoa deverá criar o perfil, mediante o preenchimento de algumas informações. Com o RH da empresa, a Creditas analisará as melhores condições.

Antes da liberação, será preciso haver a autorização da análise de crédito. Ao concordar com a proposta, basta assinar o contrato. Após a aprovação da análise, o valor estará na conta bancária em até 24h.

No caso do empréstimo com garantia, o uso do veículo em garanti pode ter juros a partir de 0,99% ao mês. Com o imóvel em garantia, os juros são a partir de 0,85% ao mês mais o IPCA.

Para a aprovação, há três etapas: solicitação, análise da empresa e a liberação — após o registro do contrato no cartório.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.