FDR

Trabalhadores já podem exigir folgas nas empresas após nova regra

Trabalhadores já podem exigir folgas nas empresas após nova regra

Nova regra garante folgas para trabalhadores. Saiba como exigir (Imagem: Reprodução / Google)

A notícia que acaba de ser confirmada pelo governo pegou muitos de surpresa: trabalhadores agora têm o direito de exigir folgas para se vacinar contra vírus respiratórios em 2026.

A medida visa aumentar a cobertura vacinal, especialmente entre idosos, e garantir a saúde pública durante os períodos de maior circulação viral.

A iniciativa, liderada pelos ministérios do Trabalho e da Saúde, estabelece diretrizes claras para empregadores e empregados.

Embora o foco principal seja a proteção dos idosos, a campanha se estende a todos os trabalhadores, incentivando a imunização sem barreiras laborais.

Cada empregador tem a prerrogativa de conceder meio dia de folga remunerada para que seus funcionários possam comparecer aos postos de vacinação.

As regiões de Arica e Parinacota, Coquimbo e Los Ríos foram identificadas como prioritárias devido às baixas taxas de vacinação historicamente registradas.

As autoridades intensificarão campanhas informativas e de mobilização nessas áreas para conscientizar a população, especialmente a faixa etária de 60 a 64 anos, sobre a importância da imunização.

LEIA TAMBÉM: Nova lei garante até 3 dias de folga para trabalhadores CLT em 2026

O governo projeta alcançar uma cobertura vacinal nacional de, no mínimo, 75% até o final do outono.

O monitoramento contínuo da situação epidemiológica permitirá ajustes nas estratégias para assegurar que todos os grupos vulneráveis estejam protegidos contra surtos virais durante o inverno de 2026.

O objetivo é minimizar os riscos e garantir um ambiente de trabalho e social mais seguro para todos.

Para acompanhar o desenrolar deste caso e receber alertas de trabalhadores em tempo real, entre na nossa comunidade oficial do WhatsApp do FDR no link abaixo.

Sair da versão mobile