O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou uma atualização crucial no processo de concessão de benefícios que impacta diretamente segurados e beneficiários.
A identificação biométrica passou a ser obrigatória para a liberação de auxílios previdenciários e assistenciais.
Desde 21 de novembro de 2025, a validação por biometria virou regra obrigatória para quem solicita benefícios assistenciais e previdenciários.
Esse modelo de segurança foi adotado aos poucos pelo governo. O Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), por exemplo, já exigia essa identificação digital desde 1º de setembro de 2024 antes da norma se estender para os demais pedidos.
A medida, oficializada por portaria recente no Diário Oficial da União, visa aumentar a segurança e combater fraudes no sistema.
O objetivo é garantir que os benefícios cheguem a quem realmente tem direito, minimizando inconsistências cadastrais. As novas regras exigem que todos os solicitantes passem pela verificação biométrica.
Detalhes técnicos sobre como essa verificação será realizada e quais dados serão coletados estão sendo divulgados internamente para os servidores do INSS através do portal e do Boletim de Serviço Eletrônico.
LEIA TAMBÉM: INSS pode liberar valor bilionário para aposentados; veja quem será beneficiado
Essa atualização representa um passo importante na modernização dos serviços do INSS, buscando maior agilidade e confiabilidade nos pagamentos.
A expectativa é que a biometria reduza significativamente os casos de fraude já em sua implementação.
Para acompanhar o desenrolar deste caso e receber alertas de INSS em tempo real, entre na nossa comunidade oficial do WhatsApp do FDR no link abaixo.
