Dia do Homem existe? Data levanta discussão sobre sua importância

SALESóPOLIS, SP — O Brasil e o mundo se mobilizam para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, no dia 8 de março. Mas você sabia que existe o Dia do Homem que é celebrado especificamente no nosso país?

dia do homem
Dia do Homem existe? Data levanta discussão sobre sua importância
(Foto: I.A)

No Brasil o Dia do Homem é comemorado no dia 15 de julho, e em 19 de novembro a comemoração é relativa ao Dia Internacional do Homem

Por que essas datas são tão significativas?

No Brasil, o Dia do Homem foi criado para promover a conscientização sobre a saúde masculina.

Segundo o Globo, é uma oportunidade de chamar atenção para a importância dos cuidados médicos e prevenção de doenças que afetam os homens diretamente.

Por isso, não tem a intenção de “competir” ou de rivalizar com o Dia Internacional das Mulheres. 

A expectativa de vida dos homens é menor do que a das mulheres no Brasil. Os brasileiros do sexo masculino também são maioria entre as vítimas de acidentes fatais e apresentam resistência maior a procurar atendimento médico preventivo.

Qual a importância do Dia do Homem?

A data não se limita à saúde física. Também oferece um espaço para refletir sobre masculinidades e saúde mental, áreas frequentemente negligenciadas.

As discussões incluem desde exames de rotina até o enfrentamento de questões como a depressão, muitas vezes agravada pela pressão para “ser forte”. Assim, o Dia do Homem ajuda a desmistificar tabus e ampliar o acesso à informação.

O que fazer no Dia do Homem?

  • Realizar exames de rotina: Marque consultas médicas.
  • Incentivar diálogos: Participe de conversas sobre saúde e masculinidade.
  • Buscar informações: Explore palestras ou leituras sobre cuidados masculinos.
  • Praticar autocuidado: Dedique o dia ao bem-estar pessoal.

Por que o Dia Internacional do Homem é celebrado em novembro?

O Dia Internacional do Homem, em 19 de novembro, ecoa os princípios do dia nacional, mas em um contexto global. Dessa forma, além de promover o cuidado à saúde, celebra as contribuições masculinas positivas e a igualdade de gênero.

O dia internacional foi criado inicialmente pelo governo de Mikhail Gorbachev, na antiga União Soviética, como uma homenagem a figuras históricas.

Mais tarde a data se consolidou em outros países, como Trinidad e Tobago, onde o Dr. Jerome Teelucksingh, em 1999, formalizou o “International Men’s Day” com apoio simbólico da ONU e da Unesco, focando na saúde e no bem-estar dos homens.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com