Nem todo mundo saber, mas mulheres autônomas têm direito a este benefício pouco conhecido

Para as gestantes e futuras mamães que contribuem com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma notícia importante: o salário-maternidade é um direito garantido. Este benefício, essencial para o período de afastamento do trabalho durante a gestação, parto ou adoção, garante o suporte financeiro para diversas categorias de seguradas.

Nem todo mundo saber, mas mulheres autônomas têm
direito a este benefício pouco conhecido. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O INSS disponibiliza esse benefício para gestantes que se enquadram em diferentes categorias de trabalhadoras, incluindo empregadas com carteira assinada, domésticas, avulsas, autônomas e seguradas especiais, como as trabalhadoras rurais.

Até mesmo desempregadas podem ter acesso ao salário-maternidade, desde que ainda estejam no chamado “período de graça”, que mantém o vínculo com a Previdência Social por um determinado tempo após a última contribuição.

Quem tem direito ao benefício? 

Para garantir o pagamento do salário-maternidade, é preciso se enquadrar em uma das seguintes condições:

A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, traz as regras para mães que são MEI solicitarem o benefício do salário-maternidade.

Quando solicitar o benefício?

Além disso, o salário-maternidade pode ser concedido apenas uma vez para cada filho. Isso significa que, se a trabalhadora já recebeu o benefício durante o vínculo empregatício, não poderá solicitar outro pagamento para o mesmo nascimento.

Como solicitar?

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile