Idosos com 60, 65 e 70 anos precisam saber do novo benefício do SUS

Uma boa notícia para os idosos com mais de 60 anos: a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou um projeto que inclui programas de incentivo ao envelhecimento saudável entre as ações preventivas do Sistema Único de Saúde (SUS). O texto deverá seguir para análise da Câmara de Deputados, caso não haja recursos para votação em plenário. 

Idosos com 60, 65 e 70 anos precisam saber do novo benefício do SUS
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

O PL informa que o incentivo ao envelhecimento saudável deve fazer parte das ações assistenciais e atividades preventivas previstas na Lei Orgânica da Saúde. Assim, será garantida a assistência à saúde da população, que é o objetivo do SUS. 

No entanto, é preciso entender que a medida ainda não entrou em vigor. Se sancionada, deverá entrar em vigor após 180 dias da sua publicação. As informações são do Senado.

Entenda a nova medida para idosos com 60, 65 e 70 anos no SUS

O objetivo da iniciativa, segundo Ciro Nogueira, autor do projeto é:

  1. Sedentarismo,

  2. Má alimentação,

  3. Tabagismo.

  • A finalidade é prevenir doenças crônicas, reduzir a demanda por atendimento e evitar incapacidade para o trabalho.

  • Ciro Nogueira preferiu incluir a proposta na Lei Orgânica da Saúde, e não no Estatuto da Pessoa Idosa. Para ele, a promoção do envelhecimento saudável deve começar na infância e abranger todas as idades.

    Adeus, SUS? Governo revela que brasileiros podem ter acesso a hospital privado sem pagar nada

    Segundo a especialista Yasmin Souza, o SUS poderá passar por transformações significativas em breve. O governo federal estuda alternativas para agilizar o atendimento da população e, entre as propostas, está a possibilidade de pacientes realizarem consultas, exames e cirurgias na rede privada, sem nenhum custo. A medida faz parte de uma reestruturação do programa que busca melhorar o acesso aos serviços especializados e reduzir as filas no SUS, que continuam sendo um desafio em todo o país.

    A ideia é que usuários do SUS sejam direcionados para hospitais particulares com o objetivo de acelerar o tempo de espera em áreas com grande demanda, como cardiologia, ortopedia e oncologia. 

    YouTube video player
    Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
    Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
    Sair da versão mobile