Governo Lula fará pronunciamento sobre mudanças na vale-refeição e vale-alimentação; entenda a proposta

ARAGUARI, MG — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira, 30. Entre os temas, destacam-se mudanças previstas no vale-refeição e vale-alimentação. A iniciativa integra as ações do governo voltadas aos trabalhadores, com foco na valorização dos benefícios alimentares. O anúncio antecede as comemorações do 1º de Maio.

Governo Lula fará pronunciamento sobre mudanças na vale-refeição e vale-alimentação; entenda a proposta. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A fala presidencial deve apresentar medidas que reforcem direitos trabalhistas e ampliem a proteção social dos profissionais em todo o país. O governo federal prepara um decreto com mudanças significativas no vale-refeição e vale-alimentação. A proposta está entre as prioridades do Planalto para valorizar os direitos dos trabalhadores.

As discussões sobre o novo formato do vale-refeição e vale-alimentação foram intensificadas nos últimos dias. A meta é concluir os ajustes e divulgar as novidades antes do feriado do Dia do Trabalho. A expectativa é que as alterações tragam mais transparência e garantias no uso dos benefícios, fortalecendo a política de proteção ao trabalhador.

Quais serão as mudanças no vale-refeição e vale-alimentação?

Uma das medidas já definidas pelo governo é acelerar o repasse dos valores do vale-refeição e vale-alimentação ao comércio. O prazo para bares, mercados e restaurantes deve cair de 30 para 2 dias. Também está em estudo a criação de um limite para as taxas cobradas pelas operadoras de vale-refeição e vale-alimentação. No entanto, essa proposta ainda gera divergências internas.

As mudanças buscam garantir mais agilidade nos pagamentos e reduzir custos para os estabelecimentos que aceitam os benefícios. As mudanças previstas para o vale-refeição e vale-alimentação ficaram abaixo das expectativas do setor. Parte do mercado esperava medidas mais amplas e estruturais.

Desde 2023, o governo discute avanços como a portabilidade e a interoperabilidade dos cartões de vale-refeição e vale-alimentação. As propostas fazem parte de uma lei aprovada naquele ano. A ideia é permitir que o trabalhador escolha sua operadora e utilize o benefício em qualquer maquininha, independentemente da bandeira. O tema, no entanto, ainda encontra resistência.

 

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile