Quando volta o calendário do INSS? Feriado desta semana confunde os aposentados e pensionistas

SALESóPOLIS, SP — Quinta-feira (1) é feriado nacional do Dia do Trabalho. Por conta disso, os bancos interrompem seus serviços e o calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é interrompido. 

feriado
Quando volta o calendário do INSS? Feriado desta semana confunde os aposentados e pensionistas (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Sempre que há um feriado nacional entre os dias de pagamento de benefícios do governo, por exemplo o salário do INSS, o depósito é interrompido. O calendário volta a funcionar no dia útil seguinte.

Por conta disso, um cronograma que normalmente dura 10 dias úteis acaba se estendendo e durando um pouco mais. Desta vez, devido ao feriado do Dia do Trabalho em 1º de maio o calendário de abril termina apenas no dia 8 de maio.

Quando o calendário do INSS volta a funcionar?

Sem funcionamento do calendário do INSS nesta quinta-feira (1), devido ao Dia do Trabalhador, a segunda fase dos depósitos começam na sexta-feira (2) que é o dia útil seguinte. 

Nesta data os bancos abrem suas portas de novo, as compensações bancárias como boletos e TED voltam a valer, e todos os pagamentos continuam a serem feitos. 

Calendário de pagamentos do 13º do INSS em 2025

O calendário de pagamentos do INSS é organizado com base no último dígito do benefício, composto por nove número. Vale aquele que antecede o hífen. 

Para quem recebe um salário mínimo, cerca de 70,5% do total dos contemplados, os valores começaram a ser repassados primeiro, desde que o seu benefício termine do 1 ao 5. 

A partir da segunda semana tanto quem ganha o piso, como quem ganha o teto recebem juntos. 

1ª parcela – pagamento de abril

Para quem ganha até 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 24/04
2 25/04
3 28/04
4 29/04
5 30/04
6 02/05
7 05/05
8 06/05
9 07/05
0 08/05

O segundo depósito do 13º salário com início em maio vai ter o desconto do Imposto de Renda, e de outras contribuições obrigatórias. 

Para quem ganha acima de 1 salário mínimo
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 02/05
2 e 7 05/05
3 e 8 06/05
4 e 9 07/05
5 e 0 08/05
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile