SALESóPOLIS, SP — Na última semana foram descobertas fraudes nas folhas de pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A investigação rendeu seis afastamentos de servidores, e a convocação de um importante representante do governo na Câmara dos Deputados.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Nesta terça-feira (29) o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deve comparecer à Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados para falar sobre os desvios de R$ 6,3 bilhões da folha de pagamentos do INSS.
Os dados foram investigados e divulgados pela CGU (Controladoria Geral da União) em parceria com a Polícia Federal (PF). A operação rendeu o afastamento de servidores públicos, entre eles o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
“Estarei lá. Não tenho que ter medo, não. Tenho a tranquilidade dos justos”, disse Lupi ao ser questionado pela Folha de S. Paulo se compareceria à reunião da comissão.
O convite partiu da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), da base do governo Lula (PT). Ela garantiu que o pedido para que Lupi compareça até a Câmara não gira em torno de polêmica, mas sim de um ato comum dos parlamentares.
“A gente convidou o ministro antes da confusão. Todo ano a gente convida para dizer como está a pasta, os avanços, o que fez com as emendas da comissão. E, agora, eles têm um problema, e é óbvio que vai ser tema da comissão. Não tem como não perguntarem”, afirmou Carneiro, segundo a Folha.
Como consultar se sofreu desvio de salário do INSS?
O INSS recomenda que os aposentados e pensionistas consultem se estão entre as vítimas do desvio de dinheiro.
O processo é online, usando o site ou aplicativo do Meu INSS, e a informação fica disponível no extrato de pagamentos. Este documento pode ser compartilhado via PDF, e até mesmo impresso se for uma opção do cidadão.
- Acesse, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo);
- Clique em “Consultar Benefício”;
- Em seguida, selecione “Extrato de Pagamento”;
- Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também);
- Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.

Coloque fim nos descontos indevidos
INSS vai devolver o dinheiro dos aposentados
Foram suspensas todas as ACTs (Acordos de Associação Técnica) com associações e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas. Por conta disso, todos os descontos feitos por essas empresas não acontecerão mais a partir de maio.
O INSS também prometeu que na folha de pagamento de maio vai compensar os segurados que tiveram desconto em abril.
A quantia vai ser repassada junto com o pagamento do mês, quando também será paga a segunda parcela do 13º salário.