Aliado de Lula é pressionado por deputados após descoberta de fraudes no INSS

SALESóPOLIS, SP — Na última semana foram descobertas fraudes nas folhas de pagamento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A investigação rendeu seis afastamentos de servidores, e a convocação de um importante representante do governo na Câmara dos Deputados. 

inss
Aliado de Lula é pressionado por deputados após descoberta de fraudes no INSS
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Nesta terça-feira (29) o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, deve comparecer à Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados para falar sobre os desvios de R$ 6,3 bilhões da folha de pagamentos do INSS

Os dados foram investigados e divulgados pela CGU (Controladoria Geral da União) em parceria com a Polícia Federal (PF). A operação rendeu o afastamento de servidores públicos, entre eles o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. 

“Estarei lá. Não tenho que ter medo, não. Tenho a tranquilidade dos justos”, disse Lupi ao ser questionado pela Folha de S. Paulo se compareceria à reunião da comissão. 

O convite partiu da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), da base do governo Lula (PT). Ela garantiu que o pedido para que Lupi compareça até a Câmara não gira em torno de polêmica, mas sim de um ato comum dos parlamentares. 

“A gente convidou o ministro antes da confusão. Todo ano a gente convida para dizer como está a pasta, os avanços, o que fez com as emendas da comissão. E, agora, eles têm um problema, e é óbvio que vai ser tema da comissão. Não tem como não perguntarem”, afirmou Carneiro, segundo a Folha. 

Como consultar se sofreu desvio de salário do INSS?

O INSS recomenda que os aposentados e pensionistas consultem se estão entre as vítimas do desvio de dinheiro. 

O processo é online, usando o site ou aplicativo do Meu INSS, e a informação fica disponível no extrato de pagamentos. Este documento pode ser compartilhado via PDF, e até mesmo impresso se for uma opção do cidadão. 

  • Acesse, com login e senha, o Meu INSS (site ou aplicativo);
  • Clique em “Consultar Benefício”;
  • Em seguida, selecione “Extrato de Pagamento”;
  • Clique no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas competências, mas é possível visualizar as anteriores também);
  • Na tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.

INSS vai devolver o dinheiro dos aposentados

Foram suspensas todas as ACTs (Acordos de Associação Técnica) com associações e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas. Por conta disso, todos os descontos feitos por essas empresas não acontecerão mais a partir de maio. 

O INSS também prometeu que na folha de pagamento de maio vai compensar os segurados que tiveram desconto em abril.

A quantia vai ser repassada junto com o pagamento do mês, quando também será paga a segunda parcela do 13º salário.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com