Surto silencioso avança pelo Brasil: InfoGripe acende alerta URGENTE sobre doença respiratória grave

ARAGUARI, MG — O boletim mais recente do InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, mostra avanço preocupante de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças. A alta é impulsionada principalmente pela circulação do vírus sincicial respiratório (VSR).

Surto silencioso avança pelo Brasil: InfoGripe acende alerta URGENTE sobre doença respiratória grave. Imagem: Agência Brasil

Segundo o InfoGripe, o cenário já afeta quase todas as regiões do Brasil, com níveis que variam de moderados a muito elevados. Também há sinais de crescimento dos casos de influenza, especialmente em Mato Grosso do Sul. Nesse estado, o número de internações por gripe tem aumentado entre jovens, adultos e idosos. Os dados se referem à Semana Epidemiológica 14, que compreende o período de 30 de março a 5 de abril.

A pesquisadora Tatiana Portela, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e responsável pelo InfoGripe, alerta para o aumento de casos de influenza em Mato Grosso do Sul. Ela enfatiza a importância da vacinação para grupos prioritários, como crianças, gestantes e idosos.

Tatiana recomenda que, diante dos sintomas de gripe ou resfriado, as pessoas usem máscara em ambientes fechados ou com aglomeração. Além disso, é fundamental procurar os postos de saúde para orientação e cuidados adequados.

“Especialmente as pessoas dos grupos prioritários que moram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste, onde a campanha de vacinação contra o vírus já começou”, recomenda Tatiana Portela.

Aumento no surto de InfoGripe

O Boletim InfoGripe aponta para uma tendência de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tanto a curto quanto a longo prazo em todo o Brasil. A análise destaca que, nas últimas três e seis semanas, houve um crescimento significativo da SRAG. Esse aumento é atribuído principalmente à propagação do vírus sincicial respiratório (VSR), que tem afetado particularmente crianças com até dois anos de idade em diversos estados do país.

De acordo com o InfoGripe, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, os casos positivos de infecção respiratória apresentaram as seguintes prevalências: 10,3% para influenza A, 1,6% para influenza B, 50,4% para o vírus sincicial respiratório, 31,4% para rinovírus e 9,2% para Sars-CoV-2 (Covid-19). Já entre os óbitos registrados, a prevalência foi de 11% para influenza A, 1,2% para influenza B, 6,7% para o vírus sincicial respiratório, 19,5% para rinovírus e 57,9% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.