Novo surto de Covid-19 preocupa a população; acompanhe o número de casos

Números da Covid-19 mais uma vez em alta. Uma subvariante da Ômicron é a responsável pelo aumento dos casos em Portugal que sofre com a maior taxa de infecção no mundo.

O novo surto preocupa a população do país e reacende o alerta mundial. Portugal registrou em sete dias, contados até o último dia 2, uma média de 2.447 novos casos por milhão de pessoas.

Novos casos de Covid-19 em Portugal

Portugal tem a quinta maior taxa de mortalidade por coronavírus do mundo. Um dos maiores motivos de preocupação do novo surto se dá em decorrência do aumento das hospitalizações que indicam sintomas fortes. Apesar da nova alta no número de óbitos e hospitalizações, os registros seguem abaixo dos picos anteriores. 

Ainda sobre o novo surto, de acordo com o  Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge a frequência da linhagem BA.5 da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta uma maior capacidade de transmissão, é responsável por 87% das infecções registradas em Portugal.

Portanto, acredita-se que, de toda a Europa, Portugal seja o maior país com prevalência da sublinhagem. Diante da situação, já tem sido possível perceber inclusive o recuo do setor do turismo.

Aumento de casos de Covid-19 no Brasil 

No mês de maio, após maior flexibilização das medidas de prevenção, o Brasil passou a registrar novo aumento do número de casos. 

A pior semana epidemiológica do ano no país aconteceu entre os dias 22 e 28 de maio. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), as maiores incidências ocorrem em estados do Centro Oeste, Sul e Sudeste do país.

O novo aumento de casos é o motivo de pelo menos 59,6% das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em hospitais brasileiros nas últimas semanas. As informações são do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). 

Até o quinto mês de 2022, no Brasil foram 8.693.140 pessoas infectadas e 47.620 óbitos no ano. Desde março de 2020, até os últimos registros, foram mais de 31 milhões de casos registrados no país e mais de 666 mil mortes relacionadas ao coronavírus.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.