Contratações de Jovem Aprendiz cresceu 20%; veja fomo conquistar a sua vaga

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Brasil registrou uma importante marca: a contratação de Jovem Aprendiz cresceu 20%. O setor da indústria ganha destaque como o que mais contratou nos últimos meses. Agora, se você ainda não entrou para essa estatística, o FDR te ajuda a encontrar uma vaga.

Contratação de Jovem Aprendiz cresceu 20%; veja fomo conquistar a sua vaga
Imagem: FDR

Os primeiros meses de 2025 foram responsáveis por uma importante marca: a contratação de Jovem Aprendiz cresceu 20% em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação faz parte do Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Só no mês de fevereiro desse ano foram registradas 76.694 admissões e 54.361 desligamentos de aprendizes no Brasil.

Contratação de Jovem Aprendiz cresceu 20%

De janeiro a fevereiro deste ano foram registrados 34.821 novos contratos de aprendizagem no país. Esse número representa um aumento de 20,45% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 28.910 vínculos.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego os setores que mais se destacaram foram:

Por outro lado, o setor de comércio teve um saldo negativo com 409 desligamentos a mais do que admissões.

 “A aprendizagem tem um papel essencial na inclusão social e na formação profissional, ajudando esses jovens a construírem um futuro melhor”, destaca o secretário de Qualificação, Trabalho e Renda do MTE, Magno Lavigne.

Contratação de Jovem Aprendiz cresceu 20%; veja fomo conquistar a sua vaga
Imagem: FDR

Programa Jovem Aprendiz no Brasil

A chamada Lei da Aprendizagem determina que as empresas de médio e grande porte devem contratar a quantidade equivalente a 5% a 15% do seu quadro de funcionários. Para ser aprendiz é necessário:

Os aprendizes têm contrato com duração de até dois anos, com todos os direitos trabalhistas garantidos, como carteira assinada, salário, 13º, férias remuneradas e vale-transporte.

Além disso, durante o programa os jovens têm cursos gratuitos de qualificação, assim aprendem uma profissão.

Atualmente os novos aprendizes têm até 17 anos (57,24%); a maioria são mulheres (52,34%) e estão cursando o ensino médio (45,44%).

Como encontrar vagas de Jovem Aprendiz?

Quais informações devem ter no currículo?

Danielle Gomes, especialista do FDR, comenta sobre uma importante oportunidade de conquistar uma vaga de emprego ganhando mais de R$ 5 mil.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile