Jovens em busca de EMPREGO se beneficiam com importante plataforma criada

Grandes empresas se juntaram para criar uma plataforma que oferece emprego aos jovens brasileiros. Iniciativa terá investimento milionário e deve impactar 600 mil jovens. Número de jovens no mercado de trabalho ainda é baixo. Conheça melhor essa novidade!

Jovens em busca de EMPREGO se beneficiam com importante plataforma criada
Jovens em busca de EMPREGO se beneficiam com importante plataforma criada (Imagem: FDR)

O Empodera, CI&T e Yduqs se uniram para criar a DEI Match, uma joint-venture (JV)*, iniciativa que pretende atingir 600 mil jovens pelos próximos 3 anos. A expectativa é preparar a população jovem que está em busca de emprego.

Iniciativa vai ajudar jovens a entrar no mercado de trabalho

A plataforma deve ser bastante completa, já que as empresas responsáveis por ela atuam em segmentos diferentes: O trio Empodera é uma plataforma de negócios inclusivos); a CI&T atua na área de tecnologia; e a Yduqs é a dona de Estácio e Ibmec.

Os participantes terão acesso a treinamentos, programas educacionais especializados e mentorias.

Segundo as empresas, o objetivo é “preparar, empoderar e direcionar” os jovens para o mercado de trabalho; para isso, o investimento feito pelos próximos 3 anos será de R$ 20 milhões.

A iniciativa deve alcançar 300 companhias, que poderão oferecer emprego aos jovens. A expectativa é de que DEI Match comece a funcionar em janeiro de 2024.

Redução do número de jovens no mercado de trabalho

Nos primeiros meses desse ano a Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego realizou uma importante pesquisa sobre o mercado de trabalho.

Os dados mostraram que os 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos; no entanto, apenas 5,2 milhões dos jovens brasileiros estavam empregados.

O levantamento ainda mostrou que, entre os jovens sem ocupação profissional, 52% são mulheres e 66% pretos e pardos.

Outro dado bastante preocupante é relacionado aos que nem trabalham, nem estudam; nesse quesito o Brasil tem 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres e 68% são pretos e pardos.

Entre os motivos para essa situação, no caso das mulheres está a necessidade de se dedicar aos filhos,

* A joint-venture (JV) é um empreendimento resultado da parceria entre outras empresas.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile