SALESóPOLIS, SP — O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) comemorou o primeiro ano de funcionamento da teleperícia, a perícia médica que acontece de maneira digital. Diferente do uso do atestado, neste caso o segurado tem contato com o médico, mas pela tela do computador.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
No ano passado foram realizados 67.241 atendimentos por meio da perícia médica por telemedicina. E, até março deste ano, 28.387 pessoas passaram por avaliação por vídeo, segundo dados da Previdência Social.
Neste processo o solicitante do benefício por incapacidade não precisa ir até uma agência que tenha perito médico. A unidade mais próxima do seu endereço, mesmo que sem um médico habilitado presente, pode atendê-lo.
O motivo é que ao agendar a teleperícia o cidadão passa por consulta médica online. Ele entra em um sala com um computador cedido pelo INSS e faz uma chamada de vídeo com o médico que está em outro endereço.
A partir da descrição da sua doença, da apresentação de laudos médicos e em alguns casos sendo possível mostrar a incapacidade (por exemplo: fratura, falta de movimento do corpo e etc.;), o perito vai fazer a sua avalição.
Quem pode passar pela perícia virtual do INSS?
A perícia médica virtual foi criada para ocorrer em locais onde o tempo de espera estava longo ou que não dispunham de médicos peritos lotados na agência. Ou seja, servindo como estratégia para diminuir as filas do INSS.
Hoje, a perícia conectada está presente em 221 locais por todo país, sendo 165 com agenda aberta, e conta com 145 médicos peritos envolvidos em todo país.
Podem participar da avaliação médica por chamada de vídeo quem:
- Quem estiver solicitando o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) que não foram conformados em Atestmed, ou seja, que a perícia documental não foi capaz de comprovar a necessidade do auxílio;
- Quem necessita de avaliação médica para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência;
- Quem necessita de avaliação social para receber o BPC.
Nos três primeiros meses deste ano, 28.196 pessoas já passaram por avaliação social de forma remota. Neste caso, um assistente social faz a chamada de vídeo com o solicitante do BPC para entender quais as suas necessidades.