VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Cadastro Único mudou, mas essa não é a única alteração do MDS anunciada nos últimos dias. O Bolsa Família e Auxílio-Gás também passaram por mudanças significativas. Conheça a nova regra de famílias unipessoais que pode te afetar.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou a nova regra de famílias unipessoais que vai afetar quem deseja receber o Bolsa Família e o Auxílio-Gás. Essas pessoas até poderão fazer o CadÚnico, mas terão que passar por mais uma etapa exclusiva.
Essa medida deve reduzir o número de pessoas cadastradas como família unipessoal, formada por uma pessoa, mas que na verdade não atendem a esse requisito.
Nova regras atualizadas para famílias unipessoais
Algum tempo atrás o Governo Federal chegou a iniciar um levantamento do número de famílias pessoais no Bolsa Família. O objetivo era identificar quem de fato fazia parte desse grupo, assim a inclusão dessas pessoas foi suspensa por um período.
Agora o Cadastro Único poderá receber as famílias unipessoais, mas elas terão que atender a uma nova regra: uma entrevista domiciliar.
Para essas pessoas o cadastro só poderá ser feito através dessa entrevista. Durante ela o entrevistador vai comprovar que aquela é de fato uma família formada por uma pessoa apenas.
“O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ainda vai regulamentar o processo para as famílias unipessoais que já recebem o Bolsa Família, mas que ainda não passaram pela entrevista em domicílio para inscrição ou atualização cadastral”, explica o MDS.
Bolsa Família e Auxílio-Gás para famílias unipessoais
Essas famílias até poderão receber os benefícios, mas além de passarem pela entrevista domiciliar ainda terão que atender aos requisitos de cada programa:
Bolsa Família
- Renda familiar de até R$ 218,00 por pessoa;
- Inscrição no cadastro Único com dados atualizados.
Auxílio-Gás
- Inscrição no CadÚnico;
- Renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Além disso, o Auxílio-Gás também atende às famílias com algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Qual o valor do Bolsa Família para família unipessoal?
Na teoria essas famílias têm direito a R$ 600 que corresponde ao valor mínimo do benefício. Como a família é composta por uma pessoa apenas o MDS não pagaria os benefícios que fazem parte do Bolsa Família.
Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, apresenta o valor médio do Bolsa Família atualmente.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Como descobrir se fui selecionado no Bolsa Família?
- Baixe o app Android ( Play Store ) e iOS ( App Store );
- Na página inicial digite seu CPF e clique em “Próximo”;
- Informe o seu nome completo e clique em “Próximo”;
- Digite sua data de nascimento e clique em “Próximo”;
- Insira o endereço de e-mail atual e clique em “Próximo”;
- Informe a senha que deseja cadastrar e selecione a opção “Não sou um robô”;
- Em seguida, responsa as perguntas;
- Acesse o e-mail informado no cadastro para fazer a confirmação seguindo as instruções fornecidas nele, atenção, apenas e-mail enviado por logincaixa@caixa.gov.br é seguro;
- Confirme o e-mail;
- Volte ao App Bolsa Família faça o login usando o CPF e a senha cadastrada.
No dia 15 de abril tem Bolsa Família na conta de algumas pessoas, descubra quais são os NIS finais atendidos.