Bolsa Família e Auxílio-Gás: Novas regras atualizadas para famílias unipessoais

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Cadastro Único mudou, mas essa não é a única alteração do MDS anunciada nos últimos dias. O Bolsa Família e Auxílio-Gás também passaram por mudanças significativas. Conheça a nova regra de famílias unipessoais que pode te afetar.

Bolsa Família e Auxílio-Gás: Novas regras atualizadas para famílias unipessoais
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou a nova regra de famílias unipessoais que vai afetar quem deseja receber o Bolsa Família e o Auxílio-Gás. Essas pessoas até poderão fazer o CadÚnico, mas terão que passar por mais uma etapa exclusiva.

Essa medida deve reduzir o número de pessoas cadastradas como família unipessoal, formada por uma pessoa, mas que na verdade não atendem a esse requisito.

Nova regras atualizadas para famílias unipessoais

Algum tempo atrás o Governo Federal chegou a iniciar um levantamento do número de famílias pessoais no Bolsa Família. O objetivo era identificar quem de fato fazia parte desse grupo, assim a inclusão dessas pessoas foi suspensa por um período.

Agora o Cadastro Único poderá receber as famílias unipessoais, mas elas terão que atender a uma nova regra: uma entrevista domiciliar.

Para essas pessoas o cadastro só poderá ser feito através dessa entrevista. Durante ela o entrevistador vai comprovar que aquela é de fato uma família formada por uma pessoa apenas.

“O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ainda vai regulamentar o processo para as famílias unipessoais que já recebem o Bolsa Família, mas que ainda não passaram pela entrevista em domicílio para inscrição ou atualização cadastral”, explica o MDS.

Bolsa Família e Auxílio-Gás para famílias unipessoais

Essas famílias até poderão receber os benefícios, mas além de passarem pela entrevista domiciliar ainda terão que atender aos requisitos de cada programa:

Bolsa Família

  • Renda familiar de até R$ 218,00 por pessoa;
  • Inscrição no cadastro Único com dados atualizados.

Auxílio-Gás

  • Inscrição no CadÚnico;
  • Renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Além disso, o Auxílio-Gás também atende às famílias com algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Qual o valor do Bolsa Família para família unipessoal?

Na teoria essas famílias têm direito a R$ 600 que corresponde ao valor mínimo do benefício. Como a família é composta por uma pessoa apenas o MDS não pagaria os benefícios que fazem parte do Bolsa Família.

Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, apresenta o valor médio do Bolsa Família atualmente.

Bolsa Família e Auxílio-Gás: Novas regras atualizadas para famílias unipessoais
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Como descobrir se fui selecionado no Bolsa Família?

  • Baixe o app Android ( Play Store ) e iOS ( App Store );
  • Na página inicial digite seu CPF e clique em “Próximo”;
  • Informe o seu nome completo e clique em “Próximo”;
  • Digite sua data de nascimento e clique em “Próximo”;
  • Insira o endereço de e-mail atual e clique em “Próximo”;
  • Informe a senha que deseja cadastrar e selecione a opção “Não sou um robô”;
  • Em seguida, responsa as perguntas;
  • Acesse o e-mail informado no cadastro para fazer a confirmação seguindo as instruções fornecidas nele, atenção, apenas e-mail enviado por logincaixa@caixa.gov.br é seguro;
  • Confirme o e-mail;
  • Volte ao App Bolsa Família faça o login usando o CPF e a senha cadastrada.

No dia 15 de abril tem Bolsa Família na conta de algumas pessoas, descubra quais são os NIS finais atendidos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.