Governo desmente informações sobre o INSS que está ASSUSTANDO os idosos +60

SALESóPOLIS, SP — Aproveitando o dia 1º de abril que é nacionalmente conhecido como dia da mentira, a agência de notícias do governo federal publicou uma matéria especial. O FDR separou os principais pontos de esclarecimentos de mentiras sobre o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

inss
Governo desmente informações sobre o INSS que está ASSUSTANDO os idosos +60
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Agência do Governo fez uma lista com mitos e verdades sobre os pagamentos do INSS, principalmente aqueles dedicados aos idosos acima de 60 anos. 

Muitas vezes desorientados sobre como fazer uma boa pesquisa na internet, essas pessoas acabam caindo em fake news e propagando essas notícias. Além de chegar a um patamar ainda mais grave, sendo vítimas de golpes que roubam seu dinheiro. 

Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre os benefícios previdenciários que viraram alvo de notícias tedenciosas e iscas para fraudes. 

1 – Quem nunca contribuiu para o INSS pode se aposentar

Mentira! O INSS não paga aposentadoria para quem nunca contribuiu. Para ser um aposentado é preciso somar 180 contribuições mensais, o que equivale a 15 anos. 

Para as mulheres a idade mínima é de 63 anos e para os homens 65 anos, porém há chances de diminuir essa idade em modalidades específicas de aposentadoria. 

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é pago para pessoas inscritas no Cadastro Único, com mais de 65 anos ou com deficiência incapacitante, e que tenham renda mensal de no máximo 25% do salário mínimo por pessoa da família. 

Mas, atenção, o BPC não é aposentadoria, não dá direito ao 13º salário nem gera direito a pensão por morte.

2 – Trabalhadores rurais têm regras diferenciadas para aposentadoria

Verdade! Aqueles que trabalhaaram em regime de economia familiar, como pequenos produtores rurais e pescadores artesanais, têm uma forma diferente de contribuir para o INSS, que é sobre a venda da produção. 

Para esse público há redução de cinco anos na idade mínima para aposentar: 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres), além da necessidade de comprovar 15 anos de trabalho efetivo na atividade rural.

3 – O INSS vai pagar 14º salário para os aposentados

Mentira! Existe um projeto de lei para o pagamento do 14º salário para aposentados, mas ele não foi aprovado pelo Congresso Nacional e tão pouco chegou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Diante disso, não há programação para o pagamento de um salário a mais para esse público. 

4- O INSS cancela benefício já concedido

Verdade! Se houver irregularidades ou perda dos requisitos, o benefício pode ser cancelado. Por exemplo, o BPC pode ser cortado se a renda familiar aumentar acima do limite permitido.

A aposentadoria por invalidez também pode ser suspensa se o segurado recuperar a capacidade de trabalho ou se voltar a exercer alguma atividade remunerada.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com