Novo consignado do FGTS está disponível; veja em quais condições solicitar

SALESóPOLIS, SP — Foi liberado pelo governo federal um novo tipo de empréstimo consignado que vai usar como garantia o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A expectativa é de que mais de R$ 100 bilhões sejam movimentados por essa operação. 

fgts
Novo consignado do FGTS está disponível; veja em quais condições solicitar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

No crédito consignado o trabalhador tem o valor da parcela do empréstimo descontado direto da sua folha de pagamento. Ou seja, a garantia do banco é o próprio salário do solicitante do crédito. 

Por isso essa operação é muito comum para aposentados, pensionistas e servidores públicos, mas pouco usada pelo trabalhador da rede privada porque a sua estabilidade no emprego não é certa. 

Agora, o Ministério do Trabalho liberou os recursos do FGTS como garantia das operações de crédito e os bancos aceitaram conceder o consignado.

Quais condições para contratar o novo consignado do FGTS?

Diferente da antecipação do saque-aniversário do FGTS, quando o valor da prestação é descontada do Fundo de Garantia, o consignado será descontado mensalmente do próprio salário do trabalhador. 

A serventia do FGTS será garantir que em caso de demissão do cidadão até 10% do seu saldo e até 100% da sua multa rescisória poderão ser usados para quitar o contrato de empréstimo. Ou seja, o banco não terá prejuízos. 

Nestas condições fica garantido que:

Como solicitar o empréstimo consignado do trabalhador CLT?

Inicialmente o trabalhador CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), isto é, aquele que trabalha com carteira assinada, vai receber opções de empréstimo consignado por meio do App Carteira de Trabalho Digital. 

O cidadão deve preencher no sistema o quanto deseja emprestar e lançar o pedido. Em até 24 horas os bancos ofertantes vão disponibilizar a sua proposta, um modelo parecido com um leilão. 

O próprio trabalhador vai observar a melhor oferta e deve dar continuidade entrando em contato com o banco. 

Vai funcionar assim:

A partir do dia 25 de abril os pedidos de empréstimo acontecerão direto nos canais do banco, por hora ainda é necessário usar o App Carteira de Trabalho Digital. 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile