Mudanças para beneficiários do INSS afeta o bolso com aumento de juros; veja o que muda

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, devem preparar o bolso: o teto de juros do crédito consignado do órgão pode sofrer com um aumento no juros de 1,99% ao mês. A proposta foi enviada pelos bancos e aguarda aprovação do Conselho Nacional de Previdência Social. 

Mudanças para beneficiários do INSS afeta o bolso com aumento de juros; veja o que muda
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Atualmente, a taxa de juros do consignado do INSS é de 1,80% ao mês e de 2,46% para o cartão de crédito consignado e o cartão do benefício. 

Segundo a Folha de S.Paulo, o reajuste, caso aprovado, seguirá a nova alta da Selic, que aumentou para 14,25% na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central. 

O crédito consignado do INSS é destinado a aposentados e pensionistas, com desconto direto na aposentadoria ou pensão. O valor do crédito pode comprometer até 45% da renda mensal, sendo 35% para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício.

Os juros do consignado do INSS vão aumentar? 

Laura Alvarenga comenta sobre a nova modalidade de empréstimo consignado para os CLTs, confira.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile