NOVA regra do Pix começa a partir de 06/03 e quem tem dívida fica em alerta

Uma nova regra do Banco Central para o Pix entrou em vigor nesta quinta-feira (06/03). Os mais afetados são aqueles que possuem dívidas, tanto pessoas físicas quanto empresas. A medida alterou o regulamento do Pix para excluir chaves de pessoas e de empresas irregulares na Receita Federal. 

NOVA regra do Pix começa a partir de 06/03 e quem tem dívida fica em alerta
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR 

 

Segundo a Agência Brasil, a mudança visa aprimorar a segurança das transações e impedir que golpes sejam aplicados através da funcionalidade do Pix, utilizando nomes diferentes dos que estão registrados na base de dados da Receita Federal. Ou seja: aqueles com o CPF em situação cadastral “suspenso”, “cancelado”, “titular falecido” e “nulo” não poderão ter chaves registradas na base de dados do BC. 

As empresas com o CNPJ com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” também não poderão ter chaves Pix.

Entenda a mudança do Pix iniciada nesta quarta (06/03)

A especialista Yasmin Souza comenta sobre outras mudanças nas regras para utilização do Pix, confira.

Outras informações estão disponíveis no FDR. 

 

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile