A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi feita por mais de 21 milhões de brasileiros, ampliando a segurança e facilitando o acesso a serviços públicos digitais. O documento, que eleva automaticamente a conta GOV.BR dos usuários para o nível Ouro, tem se mostrado eficaz na redução de fraudes e na melhoria dos cadastros da administração pública.

21 milhões de brasileiros; veja como emitir. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em matéria da Agência Gov, 34% dos cidadãos que emitiram a nova Carteira de Identidade já desfrutam dos benefícios da conta Ouro, a mais segura do GOV.BR, que garante acesso a todos os mais de 4.500 serviços disponíveis na plataforma.
Como fazer a nova Carteira de Identidade?
Para obter a nova Carteira de Identidade digital e elevar o nível da conta GOV.BR, o processo é simples e pode ser feito através do aplicativo da plataforma. Após receber o documento impresso, o usuário deve selecionar a opção “aumentar nível”, utilizar a câmera do celular para ler o QR Code impresso na nova Carteira de Identidade e realizar o reconhecimento facial em um ambiente iluminado e sem obstáculos.
A nova Carteira de Identidade digital também pode ser adicionada à carteira de documentos do aplicativo, seguindo um procedimento semelhante ao da CNH.
A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, explica novidade para quem já tem a nova Carteira de Identidade.
Importância da nova Carteira de Identidade
A nova Carteira de Identidade padroniza o número do CPF como identificação única, eliminando duplicidades e melhorando os cadastros na administração pública. Além disso, o documento oferece mais segurança e praticidade, permitindo sua versão digital no aplicativo GOV.BR.
O nível Ouro no GOV.BR é o mais seguro e permite acesso a mais de 4.500 serviços, como:
- Meu INSS;
- Carteira de Trabalho Digital;
- Meu SUS Digital;
- Assinatura GOV.BR;
- Pé de Meia.