Justiça pode garantir revisão de aposentadorias do INSS e pagamento BÔNUS aos idosos; descubra seu caso

Por mais um ano, a Revisão da Vida Toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em pauta no Governo Federal. Três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defendem que as pessoas que recebem recursos devido às ações judiciais não precisam devolver os valores. 

Justiça pode garantir revisão de aposentadorias do INSS e pagamento BÔNUS aos idosos; descubra seu caso
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 No ano passado, a tese de correção da revisão da vida toda do INSS foi derrubada pela Corte, impossibilitando os aposentados e pensionistas do INSS de entrarem na justiça. Porém, ainda é necessário definir o que será dos processos que estão em andamento. 

Segundo o jornal O Globo, a questão está sendo analisada no plenário virtual do Senado desde a última sexta-feira (14/02). 

Entenda o novo debate da Revisão da Vida Toda do INSS

O que é a Revisão da Vida Toda?

Desde 14 e até 21 de fevereiro, no plenário virtual do STF, será discutido se os aposentados que receberam valores do INSS por decisão judicial precisarão devolvê-los.

Quem pode ser afetado?

O que esperar da decisão?

Revisão da vida toda foi barrada pelo STF em 2024

Segundo Jamille Novaes, colaboradora do FDR, o STF encerrou o julgamento da Revisão da Vida Toda no ano passado. Por maioria dos votos, o recurso não poderá mais ser usado para aumentar o valor da aposentadoria do INSS. 

Por 7 votos a 4, a Revisão da Vida Toda está de fato vedada aos aposentados do INSS. Isso significa que eles não poderão escolher o melhor regime para o seu benefício.

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile