Ótima notícia para quem precisa trocar o RG: nova via do documento saí DE GRAÇA

Você sabia que é recomendado trocar o seu RG a cada 10 anos? O motivo é que a foto pode estar desatualizada e prejudicar o seu reconhecimento. Existem outras situações que também exigem essa mudança de documento, e agora ele pode ser emitido sem custo nenhum. 

trocar o rg
Ótima notícia para quem precisa trocar o RG: nova via do documento saí DE GRAÇA
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Hoje, quem vai até o órgão emissor de documentos do seu estado pode escolher entre a emissão do RG (Registro Geral), ou da CIN (Carteira de Identificação Nacional). Pelo menos 17 milhões de brasileiros já optaram pela CIN. 

Os dados são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que recomenda o uso deste novo documento. A CIN só começa a ser obrigatória em 2032, mas o MGI criou essa nova opção por se tratar de uma forma mais segura de identificação do brasileiro. 

Saiba mais sobre o assunto no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias.

Por que vale a pena escolher a emissão da CIN?

Quem escolher a nova carteira de identidade terá reservados benefícios como a inclusão dos seus registros civis em uma única carteira, além de:

Nessa opção o número do RG perde o seu uso. O Ministério de Gestão e Inovação defende que apenas o uso do CPF como identificação do brasileiro é uma forma de diminuir o total de fraudes, golpes e outros. 

Isso porque, como o órgão emissor do RG é o estado, o cidadão pode emitir um registro em cada estado brasileiro. 

Passo a passo para emitir o novo RG de graça

Nos dois casos, seja do CIN ou do RG, é necessário aguardar a emissão do documento que dura em torno de 5 a 25 dias úteis. 

A primeira via ou renovação é totalmente gratuita apenas para o CIN, e o passo a passo para emissão incluí:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile